quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Comparação de desempenho: Linux vs. Windows

Muitas vezes você já deve ter ouvido falar que o Linux faz um melhor aproveitamento dos recursos de hardware do que o Windows. Mas até onde isso é verdade? Bom, talvez as capturas de tela abaixo ajudem você a formar uma opinião. Trata-se de um benchmark feito com o programa Super PI, que calcula o número pi para um número específico de dígitos após um ponto decimal.

1. Super PI no Windows XP Professional SP1 BR
Clique na imagem para ampliar.

O sistema operacional, no momento em que foram realizados os testes, estava otimizado ao máximo: foi utilizado um usuário criado apenas para este propósito, não haviam programas na inicialização (com excessão do Norton AV, que permaneceu desativado durante os testes), sem papel de parede ou qualquer efeito visual, o swap estava fixo no início de um disco-rígido instalado em um canal IDE diferente, foram feitas as otimizações dos serviços e do sistema seguindo os guias do Black Viper (foi otimizado - propositalmente - de tal maneira que não ficou som, nem acesso a internet, nem nada, apenas o mínimo necessário para inicializar o sistema). Bom... Resumindo, não era um sistema que se usa no dia a dia, mas um sistema configurado para realizar uma única tarefa.
Vale dizer, também, que na família Windows XP, a última versão que equilibrava desempenho e estabilidade foi a SP1. A partir da versão SP2 o sistema ficou bem mais difícil de se configuar para atingir o mesmo nível de desempenho, e anteriormente ao SP1 o sistema era instável demais.

Meus resultados no Windows XP (tempo decorrido e clock utilizado):
48 segundos @ 2.99 GHz
58 segundos @ 2.40 GHz
O hardware utilizado foi um computador com processador Pentium 4 2.40 GHz com 1 MB de cache e 533 FSB (aumentado quando em overclock), em uma placa mãe ASUS P4P-800E, 1 GB RAM (2x512 MB), e placa de vídeo NVidia com 256 MB RAM. Não me lembro de mais detalhes pois não possuo mais este computador.

2. Super PI no Ubuntu 6.10 Dapper Drake
Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar.

No sistema operacional acima, como é possível ver, não foi feito nenhum tipo de otimização. A tela está em alta resolução, com papel de parede, eu estava utilizando os efeitos normais de desktop e o sistema estava completamente funcional, tal e qual eu utilizo no dia a dia. A configuração de hardware é exatamente a mesma descrita no teste anterior, feito no rWin.

Meus resultados no Ubuntu 6.10:
31s @ 3.02 GHz
32s @ 2.93 GHz
34s @ 2.88 GHz
38s @ 2.40 GHz
Sendo que não foi possível inicializar o Windows com o clock de 3.02 GHz, apenas o Ubuntu suportou tamanho overclock.

3. Super PI no Ubuntu 7.10 no Positivo Mobile V43Clique na imagem para ampliar.

Por fim, mais por curiosidade, incluo essa captura de tela do meu computador atual, um Positivo Mobile V43, com processador Celeron M 410 1.73 GHz com 1 MB de memória cache, 512 MB RAM compartilhado com o vídeo VIA integrado.

Meus resultado no Ubuntu 7.10:
51s @ 1.73 GHz
O que equivale a dizer que o Windows, mesmo na sua melhor fase e todo otimizado, reduz o poder de processamento bruto de um Pentium 4 2.40 GHz a um patamar menor do que um Celeron M 410 1.73 GHz. É fato conhecido que a arquitetura M (Pentium M, Celeron M) da Intel é superior às arquiteturas Northwood e Prescott, ambas posteriores à arquitetura que deu origem à M, ainda assim, a diferença do sistema como um todo, incluindo demais componentes de hardware e a própria configuração do software, é considerável.

Nenhum comentário: