sábado, 2 de fevereiro de 2008

Dialogando ao som do Pastor Solitário

Estava escutando a música The Lonely Shepherd executada por Gheorghe Zamfir, no YouTube, e lendo os comentários deixados pelos demais usuários, quando me deparei com um daqueles comentários bobos, seguido por uma pergunta que me deixou quase perplexo. Digo quase, pois consigo imaginar uma ou duas razões para a pergunta ter sido feita.
Como não houve resposta do usuário que fez o comentário inicial, resolvi eu mesmo responder. O que veio a seguir é um exemplo de educação na rede, atitude que merece ser sempre valorizada.

O diálogo traduzido para o português:
ty: eu me odeio eu quero morrer
cw: por que você diz isso?
cd: vamos analisar o que ele está dizendo. existe uma premissa: ele se odeia; e existe uma conclusão: ele quer morrer. não há argumentação no comentário. você está perguntando por que ele quer morrer ou você está perguntando por que ele se odeia? ou você está perguntando como ele chegou a essa premissa e a essa conclusão após escutar a esta música? você precisa ser mais específico com as suas questões.
cw: bom, eu imagino que o senso comum seria mais relevante neste caso, mas pelo jeito não é, então eu vou analisar a questão para ser mais específico. eu já sei que ele falou que quer se matar, e eu estava apenas perguntando o motivo. eu não sei se era relacionado ao vídeo que ele assistiu, ou se ele era apenas louco; então deixei ambas opções em aberto para as possibilidades. de qualquer maneira, essa questão é facilmente compreensível e eu não entendo porque você está se utilizando dela para tentar dar uma de esperto.
cd: eu estava apenas tentando me utilizar dela para dar uma de esperto... vocês não têm senso de humor. (:
cw: me desculpe, eu não pude notar. risos... comentários no youtube não nos permitem escutar o tom ou a maneira como as pessoas estão falando, então nunca sabemos se alguém está falando sériamente ou sendo sarcástico. sem recentimentos.

O diálogo original, em inglês:
ty: i hate myself i wanna die
cw: y do u say that?
cd: let's analyse what he is saying. There is a premise: he hates himself, and there is a conclusion: he wants to die. There is no argumentation within the comment. Are you asking why he wants to die, or are you asking why he hates himself? Or are you asking why did he came around with this premisse and this conclusion after listen to this music? You must be more specific with your questions.
cw: well, i thought common sense would be more relevant in this case, but i guess not so i will analyze my question for the sake of being specific. i already know that he said he wants to kill himself, and i was merely asking why. i don't know if it pertained to the video he watched, or if he was just being crazy; so i left both options open for possibility. either way, this question is easily understandable and i don't see why you are trying to be a smart ass about it.
cd: I was just trying to be a smart ass about it... You people have no sense of humor. (:
cw: sorry, i couldn't tell. lol commenting on youtube doesn't allow you to listen to the tone or expression people are speaking in, so you never know if someone is serious or being sarcastic. No hard feelings.

...

Para quem quiser ouvir a música, basta seguir este link:
http://www.youtube.com/watch?v=53mwZJ3bmiY#

Nenhum comentário: