sábado, 18 de outubro de 2008

Alguns bons artigos da Scholarpedia


Dr. Almut Schüz : Neuroanatomy
A neuroanatomia lida com a estrutura do sistema nervoso. Todos os sistemas nervosos consistem de elementos surpreendentemente similares, as células nervosas ou neurônios. Apesar disto, os sistemas nervosos de diferentes classes animais podem ser organizados de maneiras claramente diferentes, e nos cérebros individuais estruturas anatômicas diferentes podem ser obviamente relacionadas a funções diferentes. Em algumas destas partes cerebrais, é possível tirar conclusões sobre o tipo de informação que é processada partindo de sua estrutura em particular.

Dr. Howard Eichenbaum : Memory
Memória é a lembrança da experiência representada no cérebro. Existem múltiplas formas de memória suportadas por diferentes sistemas cerebrais. Formas específicas de memória são caracterizadas por durarem um curto ou um longo período, por envolverem uma única experiência ou conhecimento acumulado, e por serem expressas de forma explícita pela lembrança consciente ou implícita através de mudanças na velocidade ou viés de performance em uma tarefa em particular. Todas as formas de memória são baseadas em mudanças nas conexões sinápticas dos circuitos neurais de cada sistema de memória. A força de uma memória é modulada pela excitação emocional e declina com a idade.

Dr. Lawrence M. Ward : Attention
Atenção é o processo pelo qual organismos selecionam um subconjunto de informações disponíveis sobre o qual focalizam para processamento e integração mais detalhados (em geral em um sentido de razão entre sinal-e-ruído de fundo). Considera-se que a atenção geralmente apresenta pelo menos três características: orientação, filtragem e busca, e pode tanto ser focalizada em uma única fonte de informação ou dividido entre várias. Cada um destes aspectos possui propriedades específicas que são brevemente discutidas neste artigo. Atenção e consciência são intimamente relacionadas, embora estes dois conceitos podem ser tanto conceitualmente quando empiricamente distinguidos.

Dr. Christof Koch, Dr. Florian Mormann : Neural Correlates of Consciousness
Os Correlatos Neurais da Consciência (NCC) podem ser definidos como os mecanismos neuronais mínimos que em conjunto são suficientes para qualquer uma percepção consciente específica (Crick & Koch 1990).

Dr.Dale Purves, Dr. William T. Wojtach, Dr. Catherine Howe : Visual illusions: An Empirical Explanation
A evolução dos sistemas biológicos que geram percepções visuais úteis comportamentalmente tem sido inevitavelmente guiada por muitas demandas. Entre elas estão: (1) a resolução limitada dos mosaicos de fotoreceptores (dai o sinal de input ser inerentemente ruidoso); (2) o número limitado de neurônios disponíveis nos níveis mais altos de processamento (daí a informação nas imagens retinais precisar ser abstrata de alguma forma); e (3) as demandas por eficiência metabólica (daí tanto as estratégias de conexão e sinal serem claramente propositais). O grande obstáculo na evolução da visão, contudo, foi documentado vários séculos atrás quando George Berkeley demonstrou que a informação das imagens retinais não pode ser mapeada sem ambigüidade de volta às suas fontes do mundo real (Berkeley, 1709/1975). Em termos contemporâneos, a informação sobre o tamanho, a distância e a orientação dos objetos no espaço é inevitavelmente misturada na imagem retinal. Em conseqüência disso, os padrões de luz no estímulo da retina não pode ser relacionados com suas fontes geradoras no mundo por qualquer operação lógica nelas. Desta forma, para ser bem sucedido, o comportamento guiado visualmente precisa lidar apropriadamente com as fontes físicas de estímulo luminoso, uma condição incerta referida como "o problema da óptica inversa". Da forma breve como foi explicada aqui, as ilusões visuais aparentam surgir primariamente da forma como o sistema visual lida com este problema. Uma implicação desta abordagem é de que a distinção entre aparência e realidade, como discutida por filósofos como Platão (360 A.C.) e Kant (1787), parece encontrar novas evidências.

Prof. Vilayanur S. Ramachandran, Mr. David Brang : Synesthesia
Sinestesia é uma condição na qual um estímulo sensorial apresentado em uma modalidade evoca uma sensação em uma modalidade diferente.

Nenhum comentário: