quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Palestras sobre Neurociência, Psicologia, Filosofia e Saúde Mental

The Bane of Pain is Plainly in the Brain

A dor é geralmente considerada um sintoma de uma doença. A singularidade da doença da dor, obviamente, é que esta não pode ser observada pelo terapeuta. Ela é experienciada e relatada apenas pelo paciente. Entender como a dor é gerada e, mais importante, como tratar a dor, é o foco desta palestra. Entre os tópicos que são discutidos estão os muitos tipos diferentes de dor que podem ser produzidos, a diferença entre dor aguda e dor crônica, se o efeito placebo realmente funciona e, se funciona, como, e onde a dor é percebida no cérebro. Da série UCSF Mini Medical School for the Public. 5/2003. Duração: 109 minutos.

Pain and the Brain

Dê uma olhada na compreensão atual sobre o funcionamento do cérebro humano e algumas das doenças importantes que fazem com que o sistema nervoso se torne disfuncional. Nesta edição, Allan Basbaum, do Departamento de Anatomia da UCSF, explora a dor e o cérebro. Da série UCSF Mini Medical School for the Public. 10/2007. Duração: 87 minutos.

SIRA: Sleep Patterns

A medida que envelhecemos ocorrem mudanças no sono, mas não é o envelhecimento, por si, que causa tais mudanças. O sono de má qualidade é geralmente associado com doenças, medicamentos e mudanças no relógio biológico. Esta exposição pretende descrever o sono normal durante o envelhecimento, as causas da má qualidade do sono e as opções de tratamento para diferentes problemas relacionados ao sono. Da série Instituto Sam e Rose Stein para Pesquisa sobre o Envelhecimento. 7/2007. Duração: 59 minutos.

Grey Matters: Sleep Waking and Arousal

O sono serve para descansar? Para conservar energia? Para o desenvolvimento? Para resfriar o cérebro? Para aquecer o cérebro? Para incrementar o sistema imunológico? Para o aprendizado e para a memória? Ou para esquecer, livrando o cérebro do excesso de informação? Todas estas idéias já foram propostas, levando a sugestão de que pessoas que sofrem de insônia podem passar a contar teorias sobre o sono ao invés de contar carneirinhos. Junte-se ao renomado neurocientista Ralph Greensapn do Instituto de Neurociências para explorar as últimas pesquisas a respeito da razão pela qual dormimos. Da série Grey Matters. 7/2005. Duração: 59 minutos.

SIRA: Pop! Goes the Memory

O Instituto Stein para Pesquisa sobre o Envelhecimento (SIRA: Stein Institute for Research on Aging) apresenta os novos achados sobre a perda de memória, com o Dr. Jody Corey-Bloom, do Departamento de Neurociência da UCSD. Da série Instituto Sam e Rose Stein para Pesquisa sobre o Envelhecimento. 4/2005. Duração: 58 minutos.

Grey Matters: Conscious and Unconscious Memory Systems

Junte-se a Larry Squire, da UCSD, numa apresentação fascinante sobre as pesquisas recentes sobre os sistemas de memória nos seres humanos e em outros mamíferos. Da série Grey Matters. 1/2007. Duração: 59 minutos.

Grey Matters: How do We Predict the Future: Brains, Rewards and Addiction

Nesta apresentação fascinante, Terry Sejnowski do Instituto Salk explora como o cérebro humano é naturalmente suscetível aos efeitos de substâncias que causam dependência. Da série Grey Matters. 6/2005. Duração: 59 minutos.

Brain Development

A cientista cognitiva Joan Stiles revela os últimos achados sobre as intricadas relações entre a biologia e as influências externas no desenvolvimento cerebral. Da série Grey Matters. 3/2006. Duração: 58 minutos.

Disorders of Mind and Brain

Annette Karmioff-Smith, Ph.D., faz uma exposição interdisciplinar sobre os modos possíveis de explorar doenças humanas por meio de técnicas de neuroimagem. Da série M.I.N.D. Institute Lectures on Neurodevelopmental Disorders. Duração: 58 minutos.

Imaging the Brain, Reading the Mind

Programa da Universidade Northwestern para ajudar o público geral a entender o impacto da tecnologia de ponta em imagem cerebral na saúde humana, na justiça e seus aspectos éticos. Especialistas discutem as questões científicas e sociais que cercam o uso de tecnologia de imagem cerebral avançada. Duração: 42 minutos.

Grey Matters: The Origin of the Human Mind: Brain Imaging and Evolution

O cientista cognitivo Martin Sereno, da UCSD, leva você a uma exploração cativante sobre a estrutura e as funções do cérebro conforme reveladas por meio de investigações com o uso de novas e avançadas técnicas de neuroimagem e à luz do entendimento da evolução. Da série Grey Matters. 12/2005. Duração: 57 minutos.

Grey Matters: Perception: Taste, Smell and Vision

O professor Charles Zuker, da UCSD, explora a neurobiologia do sabor, do cheiro e da visão. Ele trás achados de quase 20 anos de pesquisa experimental na área, com grande clareza e objetividade nas explicações. Da série Grey Matters. 5/2005. Duração: 88 minutos.

The Human Genome: Human Genetics and the Brain

A pesquisa do Dr. Louis Ptacek tem como tema central a identificação e a caracterização dos genes que causam as variações normais e as doenças do sistema nervoso. Da série UCSF Mini Medical School for the Public. 7/2006. Duração: 59 minutos.

What We See

Nós vemos (pelo menos) três tipos de coisas fundamentalmente diferentes: objetos (um tomate), as propriedades destes objetos (o tamano, a cor, a forma e a orientação do tomate), e os fatos sobre os objetos (que é um tomate, que o tomate é vermelho, etc). O professor de Filosofia de Stanford, Fred Dretske, discute a primeira: nossa percepção a cerca dos objetos. Quantos objetos captamos durante uma breve mas atenta obsevação? As respostas apontam para algo importante sobre a natureza da experiência perceptual consciênte. Da série UC Berkeley Graduate Council Lectures. 3/2008. Duração: 58 minutos.

Intention in Action

John McDowell é um filósofo contemporâneo cujo trabalho mais influente tem sido na área da filosofia da mente e da linguagem. Ele questiona se o pensamento empírico é racionalmente baseado na experiência nesta palestra em Berkeley. Da série UC Berkeley Graduate Council. Duração: 58 minutos.

Conversations with History: John R. Searle

O professor de Filosofia John R. Searle fala sobre seu trabalho como filósofo, pensador crítico e sobre as lições aprendidas com o movimento em prol da expressão livre. Da série Conversations with History. Duração: 58 minutos.

Language and the Mind Revisited: The Biolinguistic Turn

Noam Chomsky examina a biolingüística: o estudo das relações entre fisiologia e linguagem. Duração: 87 minutos.

Coping with Stress: Stress Eating and Premature Aging

Elissa Epel, do Departamento de Psiquiatria da UCSF, explora a conexão entre estresse, alimentação e envelhecimento celular. Ela e seus colegas têm encontrado evidências de que as células de indivíduos submetidos a grande estresse aparentam ter um maior envelhecimento do que as células daqueles indivíduos com baixos níveis de estresse. Estes achados têm grandes implicações para a compreensão de como, em nível celular, o estresse pode levar ao surgimento de doenças relacionadas ao envelhecimento. Da série UCSF Mini Medical School for the Public. 2/2008. Duração: 58 minutos.

The Importance for Forgiveness for Health and Healing

A enfermeira JoAnne M. Saxe explora a profunda conexão entre o perdão e a saúde. Se você acredita que você mesmo ou alguém significante pra você precisa trabalhar o perdão, esta é a sua oportunidade para adquirir alguns recursos para iniciar a sua jornada. Da série Saúde Atual da Mulher. 4.2007. Duração: 56 minutos.

Brain, Mind and Behavior: Why Drugs for Depression?

Dr. Steve Hamilton, do Departamento de Psiquiatria da UCSF, explora alguns dos conceitos atuais sobre a depressão e seu tratamento. Da série UCSF Mini Medical School for the Public. 10/2007. Duração: 87 minutos.

TEDTalks: Sherwin Nuland: A history of electroshock therapy

Sherwin Nuland, cirurgião e autor, fala sobre o surgimento da terapia de eletrochoque como cura para depressão severa e relata suas experiências pessoais, com ênfase na recuperação, redenção e em segundas chances. Duração: 22 minutos.

Epilepsia

Dr. Daniel Lowenstein, diretor do Centro de Epilepsia da UCSF, explora o tratamento da epilepsia. Duração: 85 minutos.

Nenhum comentário: