quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Termos de Neuropsicologia e Neurologia (em construção)

Convido a todos amigos e colegas que, se tiverem coisas a acrescentar ou correções a fazer, não exitem em usar o link para comentários, e agradeço desde já as contribuições.

Abulia:
na neurologia caracteriza a falta de vontade ou iniciativa. O paciente se torna inapto para agir ou tomar decisões independentemente. Pode ser causada por uma hemorragia intracerebral difusa no hemisfério direito.

Acalculia: é a dificuldade de realizar simples cálculos matemáticos, como adição, subtração e multiplicação, mesmo com números de apenas dois dígitos. Está associada a lesões no lobo parietal, em especial no giro angular, e no lobo frontal. Pode ser um sinal inicial da demência. Pode estar presente entre os sintomas da agrafia, da agnosia digital, da síndrome de Gerstmann, etc. Pacientes com lesões no giro angular tem demonstrado maior dificuldade para memorizar fatos matemáticos, tais como a tabuada, com poucas dificuldades para a realizar subtrações. Já pacientes com lesões no sulco intraparietal apresentam maiores dificuldades para realizar subtrações, tendo suas habilidades para multiplicar preservadas.

Afasia: também conhecida como afemia, é a perda da habilidade de produzir ou de compreender a linguagem, devido a danos em áreas do cérebro especializadas nestas funções.

Afasia Associativa: é uma forma relativamente rara de afasia causada por danos nas fibras que conectam a área de Wernicke e a área de Broca. O fascículo arqueado, parte do fascículo superior longitudinal, era implicado como sendo este conjunto de fibras, mas evidencias recentes apontam para a cápsula extrema, como sendo responsável pela conexão entre as duas áreas da linguagem.

Afasia de Broca: também conhecida como afasia expressiva na neuropsicologia clínica e como afasia agramática na neuropsicologia cognitiva, é uma afasia causada pelo dano ou por problemas de desenvolvimento nas regiões anteriores do cérebro, incluindo (mas não limitada à) região do giro inferior frontal esquerdo conhecida como área de Broca (áreas de Brodmann 44 e 45).

Afasia de Wernicke: também conhecida como afasia receptiva na neuropsicologia clínica e como afasia fluente ou afasia sensorial na neuropsicologia cognitiva, é um tipo de afasia causada, geralmente (mas não sempre), por danos neurológicos na parte posterior do giro temporal superior do hemisfério dominante, a área de Wernicke (área de Brodmann 22).

Agnosia: é a perda da habilidade para reconhecer objetos, pessoas, sons, formas ou cheiros, enquanto o sentido específico não é defeituoso nem há perda significante de memória. Está comumente associada à danos na fronteira occipitotemporal (área de Brodmann 37 -- porção caudal do giro fusiforme e do giro temporal inferior na superfície médio-basal e lateral do extremo caudal do lobo temporal), parte da corrente ventral do córtex visual.

Agramatismo: é uma forma de afasia expressiva que causa a incapacidade de falar corretamente de uma forma gramatical. Pessoas com agramatismo pode falar de forma telegráfica, na qual ocorre um único padrão de fala com a formação simplificada de sentenças nas quais muitas ou todas as palavras funcionais são omitidas.

Alexia: é um tipo de afasia sensorial que causa a perda na habilidade de ler textos, também conhecida como cegueira textual. A alexia sem agrafia ocorre quando há um dano na artéria cerebral posterior esquerda, que passa através do esplênio do corpo caloso e pelo córtex visual esquerdo.

Amusia: é a agnosia para a música, na qual existe a incapacidade para reconhecer notas musicais, ritmos, intervalos, etc.

Anosognosia: é uma condição na qual a pessoa não consegue perceber ou começa a negar a existência de seus déficits associados, incluindo cegueira e paralisia.

Apraxia: é uma desordem neurológica caracterizada pela perda na habilidade de executar movimentos conscientes, embora esteja presente a habilidade física para tanto.

Ataxia: é um sintoma neurológico que consiste na falta de coordenação dos movimentos musculares.

Ataxia cerebelar: é causada por alguma disfunção no cerebelo, e seus sintomas são a hipotonia antagonista, assinergia, dismetria, discronometria e disdiadococinesia.

Disartria: é uma desordem motora da fala, resultante de lesão neurológica, caracterizada pela articulação pobre, podendo afetar qualquer subsistema da fala, tais como a respiração, fonação, ressonância, prosódia, articulação e movimentos da mandíbula e da língua.

Disdiadococinesia: é o termo médico para a falta de habilidade para realizar movimentos alternados rápidos.

Disfasia: é uma desordem na linguagem na qual há uma dificuldade na fala e na compreensão da fala.

Disfagia: é um sintoma caracterizado pela dificuldade em engolir.

Disgrafia: ou agrafia, é uma deficiência na habilidade para escrever, embora a habilidade para ler seja mantida. Pessoas com disgrafia geralmente podem escrever de maneira rudimentar, mas não possuem coordenação suficiente e podem encontrar dificuldade em outras atividade que existem coordenação motora fina, tal como amarrar os tênis.

Dismetria: incapacidade de realizar movimentos coordenados, caracterizada pelo posicionamento acima ou abaixo do desejado das mãos, pernas, brações ou olhos.

Encefalopatia de Wernicke: é uma síndrome caracterizada pela ataxia, oftalmoplegia, confusão e danos à memória de curto-prazo. É causada por lesões na parte medial do núcleo talâmico, corpos mamilares, núcleos medulares periaqueducais e periventriculares e o vérmis cerebelar superior, resultante da deficiência na absorção de vitamina B1, especialmente em conjunto à ingestão de carboidratos. É comum em alcoólatras.

Espasticidade: ou hipertonia muscular, é uma desordem no sistema motor do corpo, especialmente no sistema nervoso central, na qual certos músculos permanecem continuamente retraídos.

Hemiagnosia: também conhecida como negligência contralateral ou negligência ipsilateral, é uma condição neurológica na qual á um déficit na atenção ou na consciência em relação a lado do espaço. É contralateral quando afeta o lado oposto do espaço/corpo àquele que foi afetado no cérebro, e ipsilateral quando afeta o mesmo lado afetado no cérebro.

Parafasia: é uma característica notável na afasia na qual o indivíduo perde a habilidade de falar corretamente, substitui uma palavra ou outra, e muda palavras e sentenças de uma forma inapropriada. A fala do indivíduo é fluente mas tende ao erro.

Paresia: paralisia parcial e/ou leve de origem neurológica que pode acarretar na debilidade muscular. Chama-se monoparesia quando atinge apenas um membro, hemiparesia quando atinge todo um lado do corpo, paraparesia quando atinge ambos os membros inferiores e quadriparesia quando atinge todos os membros do corpo.

Prosopagnosia: é a cegueira para faces, uma desordem na percepção facial na qual a habilidade de reconhecer rostos fica deficitária, enquanto que a habilidade para reconhecer outros objetos se mantém relativamente intacta. A área geralmente associada a prosopagnosia é o giro fusiforme. O termo prosofenosia é utilizado para a incapacidade de reconhecer faces após um trauma nos lobos occipitais e temporais.

Pseudodisfagia: é o medo irracional de engolir ou engasgar, com sintomas psicossomáticos por natureza. O ato de engolir se torna mentalmente relacionado ao estado de estar engasgado ou com uma capacidade insuficiente de abertura do esôfago.

Pseudodepressão: uma condição da personalidade, que ocorre após uma lesão no lobo frontal, na qual apatia, indiferença e perda de iniciativa são os sintomas aparentes mas não são acompanhados por um senso de depressão no paciente.

Pseudopsicopatia: uma condição da personalidade, que ocorre após uma lesão no lobo frontal, na qual comportamento imaturo, ausência de tato e refreamento e outros comportamentos sintomáticos de psicopatologia são aparentes mas não são acompanhados por outros componentes mentais ou emocionais equivalentes da psicopatologia.

Síndrome: é a associação de vários aspectos clínicos, sinais (aqueles que são observados), sintomas (aqueles que são relatados), fenômenos e características que em geral ocorrem em conjunto de forma que a presença de um destes aspectos alerta para (ou indica) a presença dos demais. Pode caracterizar a presença de mais de uma doença.

Síndrome de Gerstmann: é caracterizada por uma constelação de sintomas, tais como a disgrafia ou agrafia, discalculia ou acalculia, agnosia digital, desorientação entre esquerda e direita, etc. É causada por lesões no giro angular e no giro supramarginal próximos à junção do lobo parietal e temporal no hemisfério dominante, geralmente o esquerdo.

Síndrome de Wernicke-Korsakoff: também conhecida como psicose de Korsakoff, encefalopatia alcoólica ou doença de Wernicke, é uma manifestação da deficiência de vitamina B1, também conhecida como beri-beri.

Nenhum comentário: