quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cientistas encontram as primeiras evidências da resposta do cérebro à injustiça

O cérebro humano é um grande apreciador do equilíbrio - e um time de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e do Colégio Trinity de Dublin, se tornou o primeiro a conseguir as imagens para provar isso.
Especificamente, os cientistas demonstraram que os centros de recompensa do cérebro humano respondem de forma mais forte quando uma pessoa pobre recebe uma recompensa financeira do que quando o mesmo ocorre com uma pessoa rica. O que há de surpreendente nisso? O padrão de atividade se mantém mesmo que o cérebro observado seja o de uma pessoa rica. [...]
O cérebro processa recompensas -- coisas como comida, dinheiro e até mesmo músicas agradáveis, que criam respostas positivas no corpo - em áreas como o córtex pré-frontal ventromedial (VMPFC) e o estriado ventral.
Em uma série de experimentos [...] foi observado como o VMPFC e o estriado ventral de 40 voluntários reagiu quando estes estavam presentes em uma série de cenários de transferências financeiras enquanto estavam em uma máquina de ressonância magnética funcional. [...]
O que foi especialmente interessante neste estudo, afirma o pesquisador, é que o cérebro responde "de forma muito diferente à recompensas obtidas por outros sob condições adversas em relação àqueles em posição de vantagem. Isso demonstra que as estruturas básicas de recompensa no cérebro humano são sensíveis até mesmo à pequenas diferenças no contexto social."

Fonte: ScienceDaily 24, fev., 2010

Seria interessante realizar testes como este com populações de sociopatas e observar quais seriam os resultados. Não apenas este envolvendo valores, mas outras situações de justiça, equidade e generosidade.
Será precipitado sonhar com o dia no qual concursos públicos para cargos de poder incluam um teste objetivo e eficaz para detectar sociopatas entre os participantes? Acredito que não, e espero - pelo bem da sociedade - que este dia não esteja muito distante.

Nenhum comentário: