terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dicas para encontrar artigos acadêmicos no Google

Desde que iniciei meu curso superior e comecei a realizar pesquisas acadêmicas, notei que alguns dos artigos mais recentes e interessantes só estavam disponíveis mediante pagamento, seja por artigo ou por meio de uma inscrição que permite acesso temporário a um determinado número de artigos. Pessoalmente acho essa prática um tanto retrógrada e um atraso à construção do conhecimento científico.
O fato é que, pelo menos dentro da minha realidade, fica inviável pagar US$ 15,00 ou US$ 20,00 por um único artigo que, muitas vezes, nem sei ao certo o quanto irá me ajudar.
Contudo, graças ao Google Scholar, muitas vezes é possível encontrar o artigo que queremos, na íntegra, sem ter de pagar nada. E esta mesma ferramenta também ajuda a enriquecer o arcabouço teórico e engrossar o referencial bibliográfico de forma prática e bem específica.
Então resolvi criar este post dando umas dicas de como utilizar esta ferramenta para encontrar cópias integrais gratuitas dos artigos pagos que estamos procurando.

Vamos ao passo a passo, vou usar como exemplo o artigo The Tudor Study: Data and Ethics. Ambrose and Yairi. Am J Speech Lang Pathol. 2002; 11: 190-203, que estive a procurar ontem:

1. Primeiro procurei ele no Google: digitando Tudor Study Data Ethics no Google. Os primeiros resultados faziam menção ao artigo, sendo que o primeiro resultado incluía o abstract. Porém, quando clicamos no link Full text (PDF), que é o que nos interessa, somos enviados a uma página que exige nossa inscrição ao site. Esse resultado é bastante comum para muitas referências que queremos acessar, e o grande problema são os valores cobrados, que estão muito além das possibilidades da maioria dos estudantes.

2. Observando o primeiro resultado apontado pelo Google podemos notar que ele possui as seguintes opções logo abaixo dele: Cited by [número] - Related Articles - All [número] versions
Veja na imagem:

3. Como queremos encontrar uma cópia na íntegra deste artigo, e como o resultado inicial nos dá acesso apenas ao abstract, vamos clicar em All 8 versions. Este link irá nos levar ao Google Scholar, onde iremos encontrar todos os locais onde este artigo foi publicado ou encontra-se armazenado.
O primeiro resultado é o mesmo apontado em nossa pesquisa inicial no Google, o segundo resultado irá nos levar a um site que já não existe mais e foi adquirido por alguma companhia de marketing online, o terceiro resultado - de domínio semelhante ao segundo - irá apontar para um endereço que não carrega, o quarto resultado aponta para uma página semelhante à do primeiro resultado... No quinto resultado, finalmente, iremos encontrar o artigo na íntegra no formato PDF, gentilmente hospedado em um domínio .edu pertencente à University of Minnesota Duluth (UMD). Acabamos de encontrar o artigo que queríamos, sem ter de pagar um centavo por ele.

4. Mas o que aconteceria se não tivéssemos encontrado o artigo hospedado pela UMD? Ainda haveria a opção de recorrer ao cachê do Google, um local acessível no qual o Google armazena cópias no formato HTML de algumas páginas e arquivos PDF. Podemos acessar o cachê do Google por links identificados como Cache ou nas versões HTML de arquivos PDF que o Google disponibiliza. Veja a imagem abaixo:
Os links apontam para as páginas do segundo e terceiro resultados da pesquisa no Google Scholar, páginas que não existem mais com o conteúdo que estamos buscando. Mas abaixo do sumário podemos encontrar os links View as HTML.
Clicando nestes links iremos acessar uma versão em HTML do arquivo PDF que encontra-se armazenada nos servidores do Google. Nesta versão HTML não teremos a formatação original do artigo preservada perfeitamente mas, pelo menos, poderemos ler seu conteúdo na íntegra.
Veja na imagem abaixo:

Para acessar a página no cachê do Google e ver como ela está convertida, clique aqui.

5. Mas não precisamos parar por aqui. Podemos utilizar o Google Scholar para enriquecer nossa pesquisa acadêmica e eu vou usar este exemplo para mostrar como.
Até agora vim falando sobre como encontrar a versão integral do artigo que estamos procurando usando o link de All [número] versions. Mas, após encontrar o artigo e se certificar de que ele realmente trata do assunto que nos interessa, podemos começar a procurar outros artigos que façam menção à ele. Desta forma teremos acesso à revisão científica do assunto que estamos pesquisando e, possivelmente, à dados mais atualizados.
Para acessar os artigos com citações ao artigo que estávamos buscando, vamos clicar no link Cited by [número].

Como resultado, serão mostrados artigos que citam o referido artigo. Veja:
Encontrando algum artigo que nos interessa, podemos acessá-lo por meio do link disponibilizado pelo Google Scholar ou, caso ele não esteja disponível gratuitamente, podemos verificar as demais versões disponíveis, como no artigo anterior, para acessá-lo na íntegra.
No caso do primeiro resultado, Caregiver-child interactions and their impact on children's fluency, podemos clicar diretamente no link disponibilizado que iremos acessar um arquivo pdf com o artigo na íntegra.
O segundo link irá nos levar ao Google Books, onde é possível navegar por livros inteiros ou livros com algumas partes removidas por razões de propriedade intelectual. De qualquer forma, em geral é possível ler o suficiente para acrescentar algo à pesquisa que estamos fazendo.

6. Após ter esgotado os artigos que fazem referência ao artigo original que procurávamos, podemos explorar os artigos que fazem citação aos artigos que citam o artigo original, expandindo ainda mais nossa busca. Por exemplo, clicando em Cited by [número] no link do artigo Caregiver-child interactions and their impact on children's fluency. Veja:
Desta forma é possível explorar indefinidamente um assunto e fazer um ótimo referencial bibliográfico para nossa pesquisa acadêmica ou, simplesmente, pesquisar com mais profundidade um assunto que nos interessa.
As mesmas dicas podem ser utilizadas no Google Acadêmico, para pesquisas em português.

Nenhum comentário: