terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como fazer genogramas

* Precisa das fontes Symbol e Wingdings para a correta visualização.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou ACS, e está sendo implantado aqui em nosso municipio, o genograma da familia...Só queria parabenizá-lo pois seu artigo veio sanar dúvidas e assim colabarar bastante na hora de fazer os genogramas das famílias da minha micro-àrea...Obrigada.

Psicólogo Cláudio Drews disse...

Fico feliz em poder ser útil! :D

Samantha Rosa disse...

olá muito bom pra tirar duvidas adorei me foi muito util no meu estagio de psicologia.

Samantha Rosa disse...

olá muito bom pra tirar duvidas adorei me foi muito util no meu estagio de psicologia.

Cyanna Missaglia disse...

Boa tarde Cláudio,

Gostei muito do teu material. Estou começando a fazer um trabalho com árvore genealógica com meus alunos. Busco construir com eles uma identicação da sua história, já que a grande maioria é oriunda de um quilombo, perto da escola. Alguma dica pra trabalhar genogramas com alunos do ensino fundamental? Grata!

Psicólogo Cláudio Drews disse...

Oi Cyanna! Talvez fosse interessante trabalhar essa ideia em duas tarefas: primeiro pedir para que os teus alunos construam um genograma básico com a ajuda dos familiares. Depois, propor a eles a junção destes genograma na forma de uma rede. No centro dessa rede ficam eles, pois devem ser a geração mais nova dessa comunidade. A volta desse círculo formado pelos alunos vão sendo distribuídos seus pais e tios, e mais distante, na parte mais externa do círculo, os avós e assim por diante. Traçando as relações entre os alunos e seus familiares e entre as famílias, deve dar o aspecto de uma rede. Para ficar mais divertido, com eles poderiam fazer isso com materiais diferentes.