sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EPI Info 6

O Epi Info (wwwn.cdc.gov/epiinfo/) é um programa de domínio público, desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano, voltado para a área da epidemiologia e estatística. Embora o programa atualmente esteja na sua sétima versão, este post se destina a explicar a utilização de uma versão mais antiga, para MS-DOS, com a finalidade de dupla digitação e verificação de consistência dos dados.

Download do Epi Info 6.04d

Para começar é preciso baixar o Epi Info em sua versão 6.04d, disponível no seguinte endereço: http://wwwn.cdc.gov/epiinfo/html/prevVersion.htm (ao final da página). Os arquivos necessários são aqueles nomeados como EPI604_x.EXE, onde "x" é o número do executável, que vai de um a três. No diálogo de download, para quem usa sistemas Windows, é recomendável colocar os arquivos na raíz do sistema, em um diretório próprio (C:\EPI6, por exemplo).

Instalação do Epi Info 6.04d no Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e no Linux

Depois de baixados os três arquivos, o procedimento de instalação irá depender, conforme o sistema operacional no qual ele será utilizado. No Windows XP pode ser necessário ter privilégios administrativos. Para proceder com a instalação, é preciso prompt de comando, clicando no botão Iniciar, selecionando Executar e digitando "cmd.exe", como na imagem abaixo.



No prompt de comando, basta digitar "cd\" para ir a raíz do sistema, depois "cd EPI6" para acessar o diretório do Epi Info e executar o comando "EPI604_1.exe". Os arquivos serão descompactados e o Epi Info será instalado. Quando a instalação estiver concluída, basta digitar "EPI6.exe" para que o programa seja executado. É possível, ainda, criar um atalho para o Epi Info, abrindo a pasta do programa no Windows Explorer, clicando sobre o executável com o botão direito do mouse, arrastando o executável para a área de trabalho e selecionando "Criar atalho...".

Para instalar o Epi Info no Windows Vista, Windows 7 ou no Linux, uma solução prática pode ser utilizar um emulador como o DOSBox. O DOSBox é um programa de código aberto, gratuito, que pode ser obtido na seguinte página: http://www.dosbox.com/

A instalação no Linux pode ser feita pelo gerenciador de aplicativos e no Windows por meio do instalador. Uma vez instalado, ao clicar no ícone do DOSBox, serão abertas duas janelas como na imagem abaixo:
No DOSBox, um diretório será utilizado como área de armazenamento do sistema a ser emulado. Assim é interessante criar, previamente, um diretório na raíz do sistema para abrigar os programas de MS-DOS (C:\MSDOS, por exemplo). Considerando que já criamos um diretório MSDOS em "home" no Linux, ou na raíz do Windows Vista ou 7, e que já baixamos o Epi Info para um diretório EPI6 dentro do diretório MSDOS, podemos começar a emulação digitando "mount c: c:\MSDOS" caso estejamos usando um sistema Windows, ou "mount c: /home/user/MSDOS", caso estejamos utilizando um sistema Linux.

Uma mensagem irá aparecer indicando que o "Drive C" foi montado com sucesso. Podemos então digitar "cd C:\EPI6" para ir diretamente ao diretório do Epi Info. Lá, a instalação prossegue como descrito anteriormente.

Utilizando o Epi Info 6.04d

O Epi Info é composto por diferentes módulos que podem ser visualizados com o comando "dir e*.exe" no prompt de comando. Cada módulo tem uma função, como será explicado na continuação.

Criando um questionário para digitação dos dados

Para criar um questionário podemos utilizar o módulo EPED do Epi Info. Na tela principal pressionamos a letra "P" no teclado, ou com o mouse clicamos sobre "Programs", na barra de ferramentas localizada na parte superior da tela.
Será exibida a tela do EPED, onde o questionário pode ser criado. Geralmente, a primeira variável de um questionário é o número que o identifica. Se considerarmos que nossa pesquisa terá uma pequena amostra de 20 sujeitos, precisaremos que este número comporte dois dígitos. Assim, a variável em questão pode ser digitada como "numero ##". O nome da variável não deve ter acentos e não deve ter mais que 7 caracteres. O caractere "#" indica que um dígito pode ser inserido.

Logo após o número do questionário, é comum inserir a data de aplicação do questionário. Tal variável pode ser "dataapl". As características da data são especificadas com letras, o formato dd/mm/yyyy é o mais utilizado atualmente no Brasil. A variável seguinte pode ser o peso do indivíduo, um número decimal. Tal variável pode ser "peso ###.###" que irá permitir a entrada de um número de três dígitos, mais três dígitos após a vírgula. Para variáveis onde precisa ser digitado texto, é usado o caractere "linha baixa" para cada caractere que se deseja inserir. Uma variável onde é preciso digitar o Bairro, poderia ser "bairro _______________", contendo 15 caracteres. Para ver outros tipos de variáveis, basta pressionar Ctrl + Q Q no teclado.

Para saber sobre opções mais avançadas de criação de questionários recomendo o tutorial do próprio programa, que pode ser acessado pressionando F3. Para salvar o questionário que foi criado pressionamos F9 no teclado e damos um nome ao arquivo seguido da extenção ".qes", que pode ser "exempl.qes". Para sair do EPED pressionamos F10.

A medida que o questionário for ficando maior, e dependendo do computador utilizado, pode ser que o Epi Info fique extremamente lento. Então fica uma dica: os questionários podem ser editados e criados utilizando o bloco de notas do Windows ou qualquer outro programa de edição de texto. Outra vantagem de usar o bloco de notas do Windows é poder realizar buscas rápidas em questionários muito extensos e substituições, usando o Localizar e Substituir (Editar / Substituir ou Ctrl + H no bloco de notas).




Nenhum comentário: