terça-feira, 10 de julho de 2012

Aplicativos do Android úteis para Psicólogos e outros profissionais da saúde

Atualmente os smartphones já estão muito disseminados, sendo que o sistema operacional Android domina o mercado por sua variedade de aplicações e valores acessíveis. Abaixo, uma lista de aplicativos que podem ser úteis no contexto clínico da prática de Psicólogos e de outros profissionais da saúde. Existem muitos outros aplicativos além dos listados aqui, mas estes que listei são aqueles que considero mais úteis e que acabaram por permanecer, ao longo do tempo, em meu celular.

DSM Reference: Aplicativo gratuito que trás os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR para consultas rápidas. Essencial e muito útil.O ícone do aplicativo é meio fora de contexto, mas seu conteúdo é impecável. 



ICD HD 2012: Permite a consulta rápida à CID-10 e à CID-9. Embora existam aplicativos gratuitos para esta finalidade, este é o aplicativo com a interface mais adequada para esta função, na minha opinião.

ODK Collect: Este aplicativo permite a aplicação de questionários e inventários, assim como o armazenamento organizado dos resultados de forma que estes possam ser processados a qualquer momento. Os questionários podem ser criados sob medida para cada situação ou necessidade utilizando alguma das muitas ferramentas disponíveis on-line. Desde prontuários simples e evoluções por meio de escalas, até pesquisas de base populacional, esta é a ferramenta ideal para coleta de dados.

Guia de Bulas: Um compêndio de bulas de medicações, fácil e rápido de consultar. 

Medscape: Aplicativo útil para manter-se atualizado sobre as pesquisas de maior impacto na área clínica. Também trás informações sobre tratamentos e medicações, além de possuir uma ferramenta para verificação de interações medicamentosas.

pSUS (Procedimentos SUS): O aplicativo contém a lista de codificações de procedimentos do SUS, útil para quem trabalha em contextos institucionais, psicossociais e de pesquisa.

3D Brain: Trás um modelo tridimensional de cérebro, com diversas áreas importantes destacadas e explicadas. É fácil e usar e intuitivo, pode ser útil para ilustrar explicações em psicoeducação.


Genetics 4 Medics: Trás informações sobre síndromes genéticas, útil para consultas rápidas. Além da descrição das síndromes, trás uma lista de pistas diagnósticas. Também possui links para expandir as informações.

Cognitus DBT Self-Help: É um aplicativo com ferramentas para ajudar na regulação emocional dos pacientes e na eliminação de comportamentos autodestrutivos. Como está em inglês, sua utilidade como ferramenta para os pacientes é bastante limitada, porém é útil para profissionais que queriam conhecer mais sobre a Psicoterapia Dialética-Comportamental.

NICE Guidance: Um guia de boas práticas em contextos psicossociais, institucionais e governamentais pelo National Institute for Health and Clinical Excellence. É interessante para se manter atualizado sobre recomendações de manejo de diversas situações em saúde.

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Claudio.
Muito útil o post!
Desenvolvi o aplicativo iPront, que é uma espécie de prontuário eletrônico pra psicólogos.
Se puder dê uma olhada, tem a versão free com limitação de 3 pacientes. E a versão paga que é ilimitada.
www.ipront.com.br

Abraço,

Raphael

Psicólogo Cláudio Drews disse...

Opa, com certeza vou conferir! Legal ver desenvolvedores brasileiros valorizando os psicólogos!

Psicólogo Cláudio Drews disse...

Fiquei um pouco preocupado com o excesso de permissões exigidas pelo aplicativo. Parecem ir além do que é necessário para as funcionalidades listadas.

Unknown disse...

Olá Claudio! removi as permissões desnecessárias! Realmente, por padrão o app pedia várias permissões desnecessárias.
Espero que goste do applicativo!

Abraço!

Unknown disse...

Olá Claudio! removi as permissões desnecessárias! Realmente, por padrão o app pedia várias permissões desnecessárias.
Espero que goste do applicativo!

Abraço!

Unknown disse...

Muito obrigada pelas preciosas informações! Contribuem realmente na prática!

Anderson Souza Carneiro disse...

Raphael gostaria de conhecer seu aplicativo. Me manda o link.

Fernando Oliveira disse...

Boa noite! Portei para android o teste das cores de Luscher, vale a pena conferir:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teste.cores