sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Termos Enganadores

"Genes não devem ser confundidos com alelos, genes são pedaços de DNA que codificam certas características morfológicas ou comportamentais, enquanto alelos são diferentes versões de um polimorfismo específico em um gene."
O mesmo se aplica para termos como "medicamentos antiepiléticos" e "antipsicóticos", também utilizados para contenção comportamental, entre outros.
Não deixa de ser um exemplo da velha confusão entre correlação e causa.
"Desbalanço (ou desregulação) química é um termo com significado impreciso... Dizer que um transtorno psiquiátrico é causado por uma desregulação química, embora seja uma explicação imperfeita, as vezes faz com que os transtornos psiquiátricos sejam mais facilmente compreendidos pelos pacientes e sejam menos estigmatizanes. O termo dá alguma credibilidade para a prática de tratar estes transtornos com medicamentos. Mas não há transtorno psiquiátrico para o qual haja certeza sobre quais químicos estão envolvidos, se algum..." (Miller, Hanson & Daviss, SHRINK RAP: Three Psychiatrist Explain Their Work, 2011) - embora psicofármacos sejam importantes e, em alguns casos, essenciais para o tratamento dos transtornos mentais e do comportamento, a ideia de que os transtornos possam ser explicados por uma "desregulação química" tira o foco das suas reais causas que, na maioria das vezes, são encontradas no ambiente.

Nenhum comentário: