sábado, 15 de agosto de 2015

Três dicas para ser mais focado

Três dicas para melhorar o foco em situações que precisamos estar atentos ao que está acontecendo para ter um desempenho aceitável:
1. Identifique e cuide das suas distrações: atualmente, muitas das nossas distrações são digitais, na forma de aplicativos de mensagens como o Whatsapp, redes sociais como Facebook, e outros aplicativos que temos instalados nos celulares. Mas as vezes somos capazes de nos distrair com amigos, colegas, preocupações ou objetos que temos a mão. Identifique o que está sendo usado como veículo para a distração e, se necessário, crie uma estratégia para ficar mais atento. Desligue ou coloque o celular no silencioso. Questione suas preocupações. Coloque-se em uma posição na qual colegas não possam distraí-lo.
2. Note para onde o seu pensamento vai quando você está distraído: perceber o conteúdo das distrações permite que você avalie a situação. Estar ciente do que está acontecendo, muitas vezes, é suficiente para que você possa voltar a atenção para o que é importante.
3. Encontre uma prática de atenção plena adequada para o seu estilo e para a sua rotina: existem várias formas de praticar atenção plena (Mindfulness) e, com certeza, há uma forma que é mais adequada ao seu estilo e à sua rotina. Nos exercícios de Mindfulness, o que se fortalece é a consciência do seu foco atencional. E é exatamente isso que é necessário durante aquela tarefa ou situação importante na qual você está tendo dificuldade neste momento. Um psicólogo experiente pode te ajudar a encontrar uma estratégia adequada para o seu estilo e para a sua rotina.

Consultório de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Cláudio Raul Drews Jr.:http://www.facebook.com/crdrewstcc

#Mindfulness #Psicoterapia #Atenção

Nenhum comentário: