sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Por que se preocupar?

É comum subestimar a chance das coisas darem certo. Será mesmo necessário temer tanto por tarefas que temos a capacidade de desempenhar? Segue um breve resumo de uma figura histórica que ficou conhecida por não subestimar a sorte.

Lord Timothy Dexter

Dexter nasceu em Malden, nos Estados Unidos. Teve pouco acesso ao estudo e trabalhou em fazendas desde os 8 anos de idade. Aos 16 anos foi aprendiz de costureiro.
Em 1769 ele mudou para Newburyport e casou como uma viúva rica chamada de Elizabeth Frothingham. Ele era considerado um tolo e indigno de conviver entre os ricos por algumas pessoas que o conheceram naquele período. Essas pessoas lhe deram péssimos conselhos com o objetivo de desacreditá-lo e de fazer com que ele perdesse sua fortuna. Dexter seguiu alguns desses conselhos, mas os resultados não eram os que seus inimigos esperavam.
- Comprou a moeda Continental durante a Revolução, enquanto esta não valia quase nada. Quando a Revolução acabou ele ficou muito rico.
- Exportou aquecedores de camas para as Índias Ocidentais que acabaram sendo um sucesso de vendas pois foram usados como conchas para melado.
- Novamente, exportou luvas de algodão para as Índias Ocidentais. Todas foram compradas por comerciantes que estavam a caminho da Sibéria.
- Exportou carvão para Newcastle, o maior produtor de carvão do mundo. O naviou aportou no mesmo momento em que os carvoeiros estavam iniciando uma greve, de modo que conseguiu um bom lucro com seu carvão.
- Exportou gatos de rua para o Caribe. O naviou chegou num período de grande infestação de ratos.
- Escreveu um livro sem o uso de pontuação, todos achavam que seria um fracasso. Na segunda reimpressão ele acrescentou uma página cheia de pontos e de vírgulas para serem distribuídas a gosto pelos descontentes.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Timothy_Dexter

"Com as pedras que os outros colocarem no meu caminho construirei meu castelo". 

Consultório de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Cláudio Raul Drews Jr.:http://www.facebook.com/crdrewstcc

Nenhum comentário: