terça-feira, 25 de setembro de 2007

Fases do desenvolvimento psicossexual

Fase Oral (0-2 anos) → envolve a fantasia de incorporação pela ingestão de alimentos, a boca é a zona erotizada. A zona secundária desta fase é o sistema digestivo.

1ª Etapa da Fase Oral → sucção; a incorporação é mais ativa, energia psíquica libidinal;

2ª Etapa da Fase Oral → canibal; inicia-se com a eclosão dos dentes, energia psíquica agressiva (realização do destruto).

Patologia associada a esta fase: esquizofrenia.

Mecanismos de Defesa da Fase Oral: projeção, introjeção, cisão e negação.


Fase Anal (2-3 anos) → envolve as sensações obtidas por meio do controle dos esfíncteres do corpo. É marcada pelo ensaio para autonomia (estão mais desafiadores) e é a fase narcísica, do auto-erotismo.

Etapas (ou aspectos) da Fase Anal: expulsiva e retentiva – acontecem concomitantemente.

Patologias associadas a esta fase: problemas na fase expulsiva podem gerar neurose e problemas na fase retentiva podem gerar paranóia. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), egoísmo, encoprese – leva a pessoa a buscar o fracasso em suas relações.

Mecanismos de Defesa da Fase Anal: formação reativa, isolamento do sentimento e anulação.


Fase Fálica (3-5) → ocorre a busca pelos objetos, é o fim da fase narcísica. É marcada pelos questionamentos (fase dos porquês). A criança entende que há objetos exteriores a ela (inconsciente coletivo – Jung); Fantasia da Cena Primária (pai e mãe em coito); dá-se o complexo de édipo (relação triangular); angústia de castração; ocorre a reestruturação do ego e emerge o superego. Vicissitudes do voyeurismo e exibicionismo.

Patologias associadas a esta fase: histerias, fobias, somatizações.

Problemas advindos da fixação na fase fálica: pessoas frias nas relações, homens machistas, mulheres passivas ou fálicas.


Fase da Latência (6-12) → os impulsos e a catexia são reprimidos, ocorre a sublimação para áreas de aprendizagem e formação.

Mecanismos de defesa da Fase da Latência: racionalização, sublimação.


Fase Genital (12~): busca de uma identificação extra-parental.

Nenhum comentário: