segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

SuperPI: o teste definitivo

Resolvi testar o SuperPI Mod no Wine vs. o SuperPI Mod no Vista com os serviços otimizados, pois em alguns fóruns só aceitam resultados obtidos pelo SuperPI Mod, mesmo vindos de usuários *nix.
Mais uma vez, o Linux deu um show, vejam os resultados:

Ubuntu: 58 segundos


Vista: 1 minuto e 57 segundos


Neste post dá pra ter uma idéia das configurações que usei no Vista, que são baseadas nos tutoriais do Black Viper e do TweakHound.

Neste outro post dá pra ver o meu resultado no SuperPI nativo: 52 segundos.

E só para não sobrar dúvidas, neste post os resultados de uma máquina que eu tive, um Pentium 4 2.4 GHz, com o Ubuntu, fazendo 38.9 segundos; e neste post a mesma máquina, num Windows XP super otimizado (não funcionava mais do que o necessário pro boot), fazendo em 58 segundos.

Conclusão: tanto faz usar o SuperPI nativo ou o SuperPI Mod emulado, nem o quanto se otimize, o Windows sempre perde e perde feio. Em qualquer cenário onde performance bruta é importante, o Linux deve ser a opção número 1.

Ah... E também acho que isso comprova que aquele papo de que "o Windows Vista só é mais pesado do que o Windows XP quando está com os efeitos de desktop habilitados" é mentira. Mesmo com o sistema rodando sem os efeitos, com várias otimizações e sem a maioria dos serviços que são carregados automaticamente na inicialização, o Windows Vista ainda é mais pesado e mais lento que o Windows XP.

Precisei reinstalar o Vista por causa das minhas limitações como novato no Linux: eu não estava conseguindo emular alguns programas que preciso, como o dicionário Freelang e o Argumentative. Sei que houveram pessoas que já conseguiram emular estes programas, mas não é o meu caso - ainda. Por causa disso tive que dedicar uma partição de 15 GB para o Windows Vista, a única NTFS neste computador. Por sinal, a Microsoft afirma que o mínimo de espaço necessário são 20 GB, mas desabilitando algumas inutilidades esse número pode ser reduzido. Ainda assim, é um sistema operacional que ocupa muito mais espaço do que deveria.
A Microsoft deveria seguir o exemplo do ReactOS, que mesmo emulado via QEmu, sem o módulo de aceleração, necessita de apenas 128 MB de RAM e dá boot em 14 segundos.
Eu até havia conseguido rodar o Freelang no ReactOS, mas não consegui fazer o mesmo com o Argumentative pois este precisa das bibliotecas .Net da MS. Em relação ao Vista, o ReactOS precisava de apenas 2 GB em disco para ter uma partição virtual montada.

Nenhum comentário: