domingo, 13 de janeiro de 2008

Pensamentos de Bertrand Russell

A maioria das pessoas irá morrer antes de pensar -- e, de fato, elas assim o fazem.

A boa vida é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.

É a preocupação com a posse, mais do que qualquer outra coisa, que impede o homem de viver livre e nobremente.

Eu não acredito que estou sonhando agora, mas eu não posso provar que não estou. Eu tenho, contudo, a certeza de estar tendo certas experiências, quer eu estaja sonhando ou acordado.

Nada que esteja acontecendo agora ou que irá acontecer no futuro poderá refutar a hipótese de que o mundo tenha surgido a cinco minutos atrás.

Para salvar o mundo é preciso fé e coragem: fé na razão e coragem para proclamar aquilo que a razão demonstra ser verdadeiro.

Um dia encontrei, na escola, um menino de tamanho mediano maltratando um menino menor. Eu expostulei, mas ele respondeu: "Os grandes me batem, então eu bato nos menores; isso é justiça." Com estas palavras ele resumiu a história da humanidade.

A causa fundamental dos problemas do mundo moderno é que os estúpidos estão certos de terem razão, enquanto os inteligentes estão repletos de dúvidas.

As opiniões defendidas de maneira passional são sempre aquelas para as quais não há boa fundamentação; desta maneira, a paixão é a medida da falta de convicção racional para um argumento.

Quando nós olhamos para uma pedra o que vemos não é a pedra, mas o efeito que a pedra tem sobre nós.

Nenhum comentário: