sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Campanha formate o Linux mas não instale o rWindows!

Iniciativa do blog INFOSUCATA:
Paradoxalmente o sucesso do computador para todos com linux, permitam-me o anglicismo, “inside” é diretamente proporcional ao número de usuários que compram este tipo de computador apenas para aproveitar do menor preço, fato consequente da redução com os custos relacionados ao sistema proprietario. Assim, o computador ao recém chegar da loja é formatado e na sequência instalado o Windows XP ou Vista. Óbviamente que não é de se duvidar que grande proporção destes computadores são munidos de uma cópia ilegal do sistema citado.
São diversos os fatores que levam um usuário a adotar este procedimento (...) a qualidade das distribuições que vem instaladas nestes PC's. Grande parte das empresas desenvolvem a sua distribuição como é o caso, por exemplo, da Itautec com o Librix e da CCE com o Satux. Contudo, estas distribuições são geralmente distribuições que deixam a desejar e pior, caso você necessite de ajuda não existem fórums das respectivas comunidades pois estas comunidades de fato não existem!
Por isso inicio aqui minha campanha: Formate o linux mas não instale o windows!. Troque seu linux por um LINUX e seja feliz! Substitua a sua distro de fábrica por uma distro de "tradição" (Fedora, Ubuntu, Mandriva,OpenSuse, dentre outras)! Faça a experiência por dois meses usando um verdadeiro GNU/LINUX e duvido que irá querer utilizar o windows como você fazia antes. GNU/LINUX é legal ;-)!
Leia mais no site, clicando aqui.

Concordo com a opinão do blogger acima, a iniciativa de distribuir computadores com Linux poderia ter sido infinitamente mais bem sucedida se os fabricantes brasileiros simplesmente tivessem pego alguma distro como o Ubuntu ou o Mandriva ou o openSUSE (algumas das mais fáceis e acessíveis para os usuários novatos) ao invés de criar algum frankenstein como tem feito... Parece até uma conspiração visando a falha proposital de uma boa idéia.
Fica aqui o meu suporte para esta idéia, e vou além: Formate o seu Vista e instale o Linux!
Afinal, nenhum ser humano merece usar um sistema operacional tão irritante quanto o Vista, em especial o Starter Edition, amplamente distribuído no cenário nacional.
Se você comprou um computador com o Windows Vista Starter Edition e quer experimentar algo novo, entre em contato comigo aqui pelo blog, deixe uma mensagem com algum meio por onde eu possa te contatar e eu te dou uma ajuda neste processo de descoberta de uma nova realidade.
Se você quiser indico uma boa distro que funcione como LiveCD, dispensando instalação, ou dou umas dicas de como rodar como máquina virtual, instalar no próprio Windows, fazer uma instalação persistente em pendrive ou ainda fazer dual boot, para que você conheça o sistema, a comunidade e possa avaliar se ele supre as suas necessidades.
Eu mesmo, comprei um notebook positivo que veio com o Windows Vista instalado; formatei, instalei o Ubuntu 7.10, e estou bem contente. (:

Viva a liberdade!

Nenhum comentário: