segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dicas de segurança para o OpenOffice.org

1. Desabilitar Macros: Ferramentas> Opções> Segurança> Segurança de macro e selecionar Muito Alta.
2. Desabilitar Java: Ferramentas> Opções> Java e desmarcar Usar um JRE.
3. Limitar o uso de módulos adicionais (3rd party modules).
4. Não usar arquivos TIFF em documentos do OpenOffice.
5. Dar preferência a arquivos nativos do OpenOffice à arquivos importados do MS Office, StarOffice ou WordPerfect.
6. Não confiar em hyperlinks em documentos, uma maneira segura de manuseá-los é copiando e colando eles no Google, para verificar os resultados.
7. Ter muito cuidado antes de resolver usar um Template, tenha certeza de que a fonte é de confiança. Na dúvida, aprenda a formatar na mão. (:
8. OpenOffice não é browser (embora tenha funções do tipo incorporadas).
9. Em Ferramentas> Opções> Segurança as opções "remover informações pessoais ao salvar" e "recomendar proteção de senha ao salvar" ou ainda, em Ferramentas> Opções> Carregar/Salvar> Geral marque a opção "editar as propriedades do documento antes de salvar."
10. Em Ferramentas> Opções> Carregar/Salvar> Geral desmarcar "carregar opções específicas do usuário com o documento" e "carregar configurações da impressora com o documento" - pode evitar incômodos.
11. Em Ferramentas> Opções> Carregar/Salvar> VBA desmarque todas (eu desmarco).
12. Em Ferramentas> Opções> Carregar/Salvar> HTML desmarque a opção "copiar imagens gráficas locais na internet."

No geral o OpenOffice é bastante seguro, basta usar o bom senso e saber usar essa excelente ferramenta para os propósitos adequados (ou seja, criação, edição e visualização de documentos), e ficar de olho nos boletins de segurança (que até agora foram mínimos). A dupla OpenOffice + Linux então, é tão seguro quanto é possível ser.

Dicas para assegurar os arquivos que você cria e quer enviar para as pessoas:
1. Enviar o arquivo no formato .PDF quando o arquivo não precisa ser modificado pela pessoa que vai receber. Assim você garante que o arquivo vai chegar ao destino da mesma forma que você criou, sem alterações na formatação.
2. Arquivos salvos em .PDF podem ser criptografados, sem precisar de senha para abrir no destino, para que não possam ter seu conteúdo copiado e para que não possam ser impressos. Tal segurança pode ser burlada, mas dá algum trabalho.
3. E é claro, é possível proteger os arquivos OpenOffice com senha...

Nenhum comentário: