segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dicas para ter um Desktop compacto, prático e bonito

O gerenciador de janelas padrão do Ubuntu é o GNOME, e ele vem com um tema personalizado pela equipe de desenvolvedores da distro visando ser agradável aos olhos e fácil de usar. Com o tempo você irá querer adaptá-lo as suas próprias necessidades e a boa notícia é que, no mundo Linux, tudo é possível em termos de modificação da interface do usuário.
Partindo do gerenciador de janelas padrão, fui adaptando o tema de maneira a ficar mais acessível e mais agradável, dentro do meu gosto, e aproveitando os recursos limitados de hardware que disponho.
Neste post irei publicar um passo-a-passo de como personalizei meu ambiente de trabalho, falando sobre onde procurar temas, papéis de parede, ícones, como modificar os painéis, como instalar barras de aplicativos adicionais no Gnome, editar menus e atalhos, como resolver um pequeno bug da cor de fundo da tela de login e mais algumas coisas.

Um preview do meu Desktop,
clique na imagem para ampliar


Segue um passo a passo do que eu fiz:
1. Fui no site GNOME-Look, cliquei em GTK 2.x e selecionei para exibir os mais baixados. Assim fui vendo os temas disponíveis, até encontrar o Darker Ice GNOME. Gosto de temas escuros não só pela estética, mas também porque desgastam menos o LCD. Além disso o Darker Ice fica bem com as demais configurações do Ubuntu e tem um look bem moderno.
2. Depois de baixar o tema GTK, resolvi que seria interessante uns ícones mais bonitos ou criativos. Fui em Icons e naveguei até encontrar o conjunto de ícones Buuf-Deuce, do artista djaany. São ícones engraçados mas sombrios, foram feitos para se assemelharem a desenhos animados. Combinam muito bem com um desktop de tons predominantemente escuros.
3. Ainda no GNOME-Look, cliquei em Wallpapers e naveguei até encontrar o Unix Wallpaper. Gostei dele por ser simples e escuro, com um detalhe em vermelho que quebra a monocromia predominante no meu desktop. Um aspecto interessante desta busca foi ter encontrado um grande número de papéis de parede em que o tema principal era a parte traseira inferior da anatomia feminina, tão valorizada por nós brasileiros, sempre relacionados ao Ubuntu.
4. Por fim, fui em GDM Themes escolher um tema diferente para a tela de login. Queria algo que me lembrasse aqueles filmes de hacker, encontrei na forma do SystemAccess.

5. Tendo escolhido e baixado todos arquivos necessários, minha primeira modificação foi me livrar do painel inferior do desktop. Fiz isso pois vi que é possível usar o painel superior para a Lista de Janelas, assim como para os demais itens. Logo não é necessário, no meu caso, dois painéis ocupando o precioso espaço do meu desktop. Para remover o painel inferior, cliquei sobre ele com o botão esquerdo do mouse (direito se você for destro) e selecionei Excluir Este Painel.
Novamente com o botão esquerdo do mouse, cliquei sobre o painel superior e selecionei Adicionar ao Painel. Escolhi Travar Tela e cliquei em Adicionar, depois escolhi Lista de Janelas e Adicionar, e também o Alternador de Espaços de Trabalho. Um ícone, o Altenrador de Espaços de Trabalho e a Lista de Janelas foram adicionados ao painel superior.
Depois cliquei novamente sobre o painel superior com o botão esquerdo do mouse, selecionei adicionar e cliquei em Lançador de Aplicação> Internet> Mensageiro de Internet Pidgin. Assim foi adicionado o ícone do Pidgin no painel superior.
Agora é preciso destravar os ícones que já estavam no painel superior, para poder movimentar os novos ícones. Para isso cliquei com o botão esquerdo do mouse sobre o botão desligar e desmarquei o Travar. Fiz o mesmo com o relógio, área de notificação, separador e ícone de ajuda.
Depois foi só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre os novos ícones e elementos, escolher Mover, e arrastá-los para o local desejado. Uma vez tudo no lugar, bastou selecionar cada um deles com o botão esquerdo do mouse e marcar Travar, para garantir que eles ficariam no local.
Agora meu desktop conta com apenas um painel com todas as principais funções do painel inferior. Não uso o botão Mostrar a Área de Trabalho pois não necessito dele no Linux, as áreas de trabalho virtual suprem essa necessidade para mim.
6. Mas e o ícone da Lixeira? Bom, eu costumo apagar com Shift+Del meus arquivos, por isso mesmo sinto necessidade de visualizar a lixeira para ver quando eu erro esse comando. Resolvi pôr a lixeira na área de trabalho, assim meu painel superior não ficaria superlotado. Para isso fui em Sistema> Preferências> Menu Principal e cliquei em Ferramentas do Sistema e marquei o Editor de Configurações. Fechei e fui em Aplicações> Ferramentas do Sistema> Editor de Configurações e fui em /> apps> nautilus> desktop e marquei computer_icon_visible, home_icon_visible e trash_icon_visible. Fechei e lá estavam os ícones do Computador, Home e Lixeira.

7. Eu não gosto do visual padrão do terminal do Ubuntu. Então fui em Aplicações> Acessórios> Terminal e cliquei em Editar> Perfis... Cliquei em Novo, escolhi um nome, cliquei na aba Cores, desmarquei "usar cores do tema do sistema", em cor do texto escolhi vermelho, em cor de fundo escolhi preto. Cliquei na aba Efeitos e escolhi Fundo Transparente. Cliquei em Fechar. Depois em Perfil usado quando iniciar um nome terminal escolhi o novo perfil que criei. Esse perfil com fundo opaco semitransparente e letras vermelhas me lembra a visão do Exterminador do Futuro no filme de mesmo nome. Você pode deixar o terminal ainda mais fiel ao filme, mudando a fonte e deixando o fundo numa cor vermelha bem escura, mas não fui tão longe.
Você pode criar quantos perfis personalizados quiser, e alternar entre eles clicando em Terminal> Mudar Perfil. Eu mesmo tenho 6 perfis diferentes, para nunca me entediar de digitar comandos. (:

8. Agora é hora de usar os arquivos que foram baixados. Primeiro o papel de parede: cliquei com o botão esquerdo do mouse sobre a área de trabalho e escolhi Alterar Plano de Fundo, cliquei em Adicionar, selecionei o papel de parede que eu havia baixado, em Estilo escolhi Ampliar, depois em Cores, escolhi a cor preta.

Sem fechar o Preferências de Aparência, fui na aba Tema e cliquei em Instalar. Naveguei até onde estava salvo o arquivo do tema Darker Ice e cliquei ok. Novamente, cliquei em Instalar e naveguei até onde estavam os ícones Buuf-Deuce, e cliquei em ok. Então cliquei em Personalizar e cliquei na aba Margens da Tela e escolhi Darker Ice, cliquei em ok. Com o tema todo pronto, cliquei em Salvar como... e salvei o tema.

Agora eu já estava com um desktop com o fundo de tela que eu escolhi, apenas painel superior, e um look escuro e modernoso.

9. Era necessário deixar o Mozilla Firefox com a cara do tema também. Para isso fui na página de temas do Firefox, em Popular Themes cliquei em More... e naveguei até achar o BlackX 2.0, que fecha direitinho com o meu desktop. Foi só instalar, selecionar o tema em Ferramentas> Complementos> Temas e reiniciar o Firefox.

10. Bom, vocês já devem ter ouvido falar que o Firefox é muito poderoso. Ele é tão poderoso que a personalização não se limita ao navegador, mas também às tuas páginas preferidas. Basta baixar a extensão Stylish e escolher os temas. Gosto do Google dark blue redesign e relacionados.

11. Depois de arrumar o Firefox ao meu gosto, vou no Synaptic e instalo o pacote gDesklets. Na prática ele não tem nenhuma função vital, mas nem só de praticidade vive o nerd... Coisinhas bonitas também são agradáveis. Se eu pudesse, instalava o CompizFusion, mas está além das minhas capacidades de hardware. Com o gDesklets instalado, eu crio uns mostradores estilosos no canto selecionando Aplicações> Acessórios> gDesklets e escolhendo coisas como System/CPU> FTB-cpu-meter. Se você escolher o gauge, a informação será mostrada na forma de uma barra, se você escolher meter, a informação será mostrada na forma de um gráfico.
Pessoalmente eu gosto de usar os FTBs. Boto os FTBs que eu quero na área de trabalho, clico sobre eles com o botão esquerdo do mouse e seleciono Configure Desklet, Appearence, e em Borders eu removo as bordas para poder superiores e/ou inferiores para encaixar um no outro. Depois movimento eles clicando novamente com o botão esquerdo do mouse e movendo eles pela área de trabalho até que fiquem onde eu quiser.
Agora eu tenho um mostrador de recursos do sistema no desktop, completamente inútil (ou basicamente inútil), mas muito bonito e que consome recursos, mas nem tanto. Também atrasa um pouco o início do sistema quando ele está desenhando o desktop, mas esse é o preço da beleza. (:

12. Não contente com os mostradores, eu queria uma barrinha de atalhos parecida com a do MacOS. Não precisa ser algo tão sofisticado quanto aquela que tem até o reflexo dos ícones na parte de baixo, essa precisaria de mais recursos da máquina, além de ser mais difícil de configurar. Então, lá fui eu, novamente no gDesklets, escolhi Toolbar/Launchers> Starterbar. Com isso foi criada uma barrinha na minha área de trabalho, com apenas um ícone. Para ela, eu vou arrastando os ícones que eu quero, do menu Aplicações, na ordem que eu achar melhor. No momento estou usando o ícone do Terminal, da Calculadora, do GEdit, do OpenOffice Writer, Calc, Impress e Base, do GIMP, do Inkscape e do Audacity. O ícone Home, que vem por padrão nela, eu removo. Depois que os ícones estão na barra, eu clico com o botão esquerdo do mouse, escolho Move desklet e o arrasto ela para a parte inferior central da área de trabalho. Depois clico novamente com o botão esquerdo, seleciono Configure desklet, aumento o Zoom para 130 e removo o background. Em Caption color eu seleciono a cor vermelha e em Caption font eu seleciono a fonte Purista Bold.
É interessante checar os comandos dos atalhos criados, pois as vezes, arrastando o ícone para a Starterbar, o comando não fica correto. Para isso, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do atalho, escolha Edit starter e verifique o comando. Faça isso antes de personalizar os ícones, para não ter que repetir o mesmo trabalho duas vezes.

Pensando na disposição do painel, menus e barra de atalhos, lembra um pouco o jeito MacOS de ser né? (:

13. Bom, mas eu não parei por ai... Achava os ícones padrão do OpenOffice meio sem graça, e os ícones que vieram no pacote Buuf-Deuce não eram tão melhores. Então lá fui eu no GNOME-Look e procurei por ícones do OpenOffice usando a linha "openoffice" no campo de busca. Na época em que personalizei meu desktop, o que melhor se encaixava era o conjunto OpenOffice.org Orb (OOoOrb). Mas agora existem outras opções, como o OpenOffice Dock Icons v2. Mantive o OOOoOrb pois achei o OODI muito claro. Inclusive editei o ícone do OOoOrb para o Base com o Inkscape para que ficasse mais escuro, ainda não fiz o mesmo com os outros pois estava com preguiça. Com os ícones baixados, só precisei clicar sobre cada ícone do OOorg no Starterbar com o botão esquerdo, selecionar Edit Starter, clicar no ícone das propriedades e selecionar o ícone correspondente do pacote OOoOrb.

Também não estava satisfeito com o ícone do GIMP e nem com o do Inkscape. Então fui na Wikipédia e baixar as versões .svg dos ícones do GIMP e do Inkscape. Não estando completamente satisfeito com o ícone do GIMP, eu editei ele usando o Inkscape, para que ficasse mais compacto lateralmente (arrastei o pincel mais para o centro da boca do Wilbur e mudei o ângulo), e também mudei o reflexo no nariz dele. Quanto ao ícone do Inkscape, ainda pretendo fazer algum elemento em vermelho nele... Mas ainda não fiz.

Outro ícone que estava me perturbando era o do Audacity. Parece que a pessoa que desenvolveu a parte de aparência do programa estava mais acostumada com o Windows e não se deu o trabalho de incluir um ícone de alta resolução no pacote. Então eu fui no Google Images e procurei por "audacity icon". Mas todos os ícones com o design original do Audacity tinham algum problema que daria um trabalho extra pra resolver usando o GIMP. Para a minha alegria acabei encontrando o ícone perfeito, com um design muito superior e sem problema algum. Os créditos pelo ícone vão para a página The Ubustu Feed.

O último ícone que me incomodava era o do GEdit. Embora eu achasse superlegal aquela cabeça do Coisa, do Quarteto Fantástico, eu não conseguia relacionar ela com o GEdit... Não que isso fosse me criar algum problema prático, mas eu preferi um ícone mais ortodoxo, que encontrei no próprio pacote Buuf-Deuce.

14. Uma vez configurados todos os desklets, vou em Sistema> Preferências> Sessões e, na aba Programas Iniciais, clico em Adicionar e crio o seguinte lançador: nome: gDesklets comando: gdesklets comentário: Eyecandy for GNOME. Em comentário, e até mesmo em nome, você pode escrever o que quiser. Isso serve para que o GNOME restaure as configurações do gDesklets toda vez que você reiniciar o computador.

15. Faltava ainda dar uma mexida nos menus do painel superior. Haviam muitos atalhos que não seriam utilizados nunca por lá, especialmente alguns de jogos. Então lá fui eu em Sistema> Preferências> Menu Principal, e desmarquei os atalhos que não me interessavam. Também aproveitei e modifiquei alguns ícones de alguns atalhos.

16. Terminou? Ainda não... Lembram da tela de login? Pois é, precisamos modificar ela também. Primeiro vamos resolver um pequeno bug do Ubuntu, digitando no terminal a linha:
# sudo gedit /etc/gdm/PreSession/Default
Devemos procurar a linha 25 do arquivo e excluí-la. O conteúdo de tal linha é:
XSETROOT=`gdmwhich xsetroot`
Observação: se o seu "Default" já tiver sido alterado antes, os comandos podem estar em outra linha. Procure e elimine a linha que contém os comandos acima.
Salve e feche o gedit. A exclusão daquela linha irá permitir que você selecione qual cor quer para o fundo da tela de Login, coisa que não era possível antes.
Aqui é válida uma observação sobre como fazer as coisas no Linux: muitos usuários iniciantes, como eu, as vezes confiam em arquivos prontos, já modificados, para alterar arquivos do sistema. Seguindo os passo-a-passos disponíveis nos fóruns e blogs, nós baixamos um arquivo novo e substituímos o arquivo padrão por ele. Se o passo-a-passo tiver o mínimo de consideração, ele vai pelo menos te lembrar de fazer backup do arquivo antes de substituí-lo. Se o passo-a-passo for bom mesmo, ainda vai te ensinar a reverter as mudanças feitas. Passo-a-passos muito ruins são aqueles que nem ao menos te dizem para que servem os comandos que estão sendo executados, botando vários comandos em uma mesma linha, por vezes desnecessários para o objetivo que você quer alcançar. Nem é necessário dizer que muitas vezes isso acaba mal, em especial para o usuário iniciante.
No caso específico da substituição de arquivos, é importante notar que o arquivo que sobrescreverá o anterior, não irá herdar as permissões do mesmo. Em se tratando de arquivos do sistema, isso pode ser um problemão! Por isso, é sempre preferível editar um arquivo manualmente. Baixe o arquivo que irá substituir o antigo, abra-o com o gedit, veja quais são as modificações que ele propõe, se necessário abra o arquivo a ser modificado lado a lado com o arquivo novo, e faça as modificações você mesmo, no manual. (;
Desta maneira você preserva as permissões de arquivo e a segurança geral do sistema.

17. Agora, seguindo em frente, vamos instalar a nova tela de login. Clique em Sistemas> Administração> Janela de Início de Sessão. Selecione a aba Local, clique em adicionar e escolha o pacote que você baixou. No meu caso o SystemAccess. Na mesma aba clique em Cor de plano de fundo e escolha uma cor. Se quiser altera os sons do login é só clicar na aba Acessibilidade. Eu deixei sem som algum. E pronto, sua nova tela de login está instalada.

Bom, é isso de personalização. Na verdade esta é uma personalização muito simples do sistema. O Linux ainda permite muito mais, desde modificar a tela de boot, até desktops 3D com efeitos hollywoodianos. O limite é a tua imaginação, habilidade e hardware. (;

Nenhum comentário: