quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Strip down Ubuntu Linux

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Meu desktop atual, nada de ícones,
atalhos ou mostradores. Apenas o básico.

Eu sempre gostei de otimizar meus sistemas operacionais, afinal, não adianta comprar um computador de última geração, com um processador top de linha, toneladas de memória RAM e uma super placa de vídeo, e deixar tudo isso uma carroça com as configurações padrão do sistema operacional ou instalando várias inutilidades.
No meu caso, mais do que não deixar o computador lento, a questão era fazer um computador que já é lento funcionar de maneira mais aceitável. Eu já havia feito algumas otimizações bastante seguras que havia lido nos fóruns, mas hoje eu estava olhando para aquele monte de ícones fofinhos e para aqueles mostradores bonitinhos no meu desktop e pensando por qual motivo eles estavam ali.
Quase nunca uso os ícones... Também já estava entediado com o usplash, até mesmo porque achava ele muito parecido com o de um outro sistema operacional do qual quero distância. Outra coisa que me incomodava era o GDM, pois não conseguia compreender qual a vantagem de carregar um sistema gráfico apenas para digitar o username e a password, e toda vez que procurava um tema pro GDM eu tentava encontrar algo que me lembrasse uma interface de texto... Até me dar conta que era melhor fazer com que ficasse uma interface de texto, óbvio... Por fim, o papel de parede estava incomodando... Não conseguia encontrar nada que me deixasse satisfeito.
Sem nada mais interessante para fazer, comecei a depenar o Ubuntu. Segue um passo a passo do que eu fiz:
1. Fechei o gDesklets, fui em Sistema> Preferências> Sessões e desmarquei o comando que eu havia criado para ele ali. Aproveitei e já desmarquei o Network Manager também, pois eu não preciso daquele ícone no meu desktop para saber que estou conectado. Atualmente as únicas coisas que estão habilitadas no meu Sessions são: Gerenciador de Volumes e User folders update e o Gerenciador de energia. Alguém deve estar perguntado "e o update notifier?"- eu atualizo o meu sistema quando quero.
2. Com o botão esquerdo (direito se você for destro) do mouse, cliquei no workspace e selecionei Alterar Plano de Fundo e escolhi Sem papel de parede.
3. Abri o terminal (Alt+F2 gnome-terminal) e digitei:
# sudo sysv-rc-conf
Algumas coisas eu já havia desmarcado ali, agora desmarquei coisas adicionais, que eu não uso. Mas não vou ficar listando o que eu desmarquei ou o que eu deixei marcado, primeiro porque as minhas configs funcionam no meu computador e da maneira que eu uso, você vai ter que pesquisar para descobrir as que funcionam no seu computador.
Entre as coisas que desmarquei, talvez as mais interessantes tenham sido para desabilitar o GDM e o usplash. Desta maneira, quando o computador termina de iniciar, em vez de carregar o GDM, ele permanece em modo de texto e posso entrar minha autentificação por ali mesmo. Para acabar de vez com o usplash ainda seria necessário mais uma config, mais adiante...
4. Ainda no terminal, digitei:
# sudo sed -i '6,7s/^start/stop/g' /etc/event.d/tty[3-6]
Isso eliminou meus terminais virtuais de 3 à 6. Como dificilmente uso o Linux em modo texto puro, não sentirei falta dos demais terminais tendo ficado com apenas dois.
5. Ainda no terminal, digitei:
# cd /etc/init.d
# sudo nano rc
Procurei a linha onde estava escrito CONCURRECY=none (linha 24) e substituí por CONCURRENCY=shell. Segundo o tutorial que li isso vai fazer com que os programas sejam carregados mais rapidamente.
Depois disso foi preciso executar o seguinte comando:
# sudo mv /etc/rc2.d/S12hal /etc/rc2.d/S13hal
O objetivo é evitar erros com a modificação anterior.
6. Ainda no terminal:
# sudo nano /boot/grub/menu.lst
Basicamente, o que fiz ali foi copiar as cinco linhas da inicialização padrão e colar uma cópia acima da inicialização padrão, acrescentei (no splash) ao final da linha title e apaguei o comando splash da linha kernel. Salvei e sai.

Após as modificações listadas acima, meu computador inicia em modo texto, posso ler todas as mensagens do boot enquanto ele está acontecendo, quando o computador termina de iniciar ele não me dá nenhuma mensagem, só preciso pressionar Enter, entrar com meus dados de usuário e, para entrar no modo gráfico, digito startx.
No modo gráfico não há papel de parede, nem ícones no desktop, nem barra de atalhos ou starterbar, nem mostradores de CPU, memória ou o que quer quer seja. Apenas um fundo preto e a barra superior, com o atalho para o terminal, firefox, etc, mais os ícones básicos da área de notificação. Nada de coisas inúteis me distraindo.
Dois benefícios foram bem visíveis: o computador inicia muito rápido agora, e quando no modo gráfico, consome apenas 82 MB de memória RAM.
Ainda dá para otimizar bem mais, tenho certeza, mas essas coisas precisam ser feitas com calma, testando atentamente cada mudança e verificando se não há perdas de funcionalidade.

O quanto isso irá deixar o sistema mais rápido?
Bom, neste computador, antes de fazer estas otimizações, o superpi levava 58 segundos para completar. Neste mesmo computador, após fazer estas otimizações, o superpi leva 51 segundos para completar.

Nenhum comentário: