domingo, 27 de abril de 2008

Ilusão de Pinóquio

A ilusão do Pinóquio é a ilusão de que o próprio nariz está crescendo e se alongando, como acontecia com o personagem Pinóquio quando ele contava uma mentira. É uma ilusão da propriocepção, apontada por Lackner (1988).
Para experienciar a ilusão, um elemento vibratório é posto sobre o tendão do bíceps enquanto a pessoa segura a ponta do nariz com aquele braço. O elemento estimula o fuso muscular no bíceps (fibras musculares com enervações responsáveis pela sensação de propriocepção naquele local) da maneira que seria normalmente estimulado caso o músculo estivesse se distendendo, criando uma ilusão cinestética de que o braço está se movendo para longe do rosto. Como os dedos que seguram o nariz continuam provendo a informação táctil de estarem em contato com a ponta do nariz, a impressão que se tem é que o nariz está se movendo para longe do rosto, também, numa forma de captura perceptual.
A ilusão envolve a atividade do córtex parietal do cérebro, responsável por integrar as informações provenientes de diferentes partes do corpo (Ehrsson, et al 2005). Distorções relativas à percepção do tamanho de diferentes partes do corpo podem ocorrer espontaneamente durante um episódio de epilepsia ou aura migranea.


Ehrsson, H. H., Kito, T., Sadato, N., Passingham, R. E., & Naito, E. (2005). Neural substrate of body size: Illusory feeling of shrinking of the waist. PLoS Biology, 3(12).
Lackner, J. R. (1988). Some proprioceptive influences on the perceptual representation of body shape and orientation. Brain, 111, 281-297.

Traduzido de: Pinocchio Illusion (Wikipedia)

Nenhum comentário: