sábado, 12 de abril de 2008

Respondendo ao bullying

"Não seria necessário ensinar as crianças e os adolescentes, que sofrem bullying, a defender-se? Como se dizia antigamente: - Se apanhar na rua sem reagir, apanha dobrado em casa!"

Não acredito que revidar violência com violência, incitando a criança ou o adolescente que sofre bullying a "defender-se", irá melhorar a situação. Especialmente tendo em conta de que o ambiente onde o bullying acontece é um ambiente de ensino, local onde a razão deveria ter supremacia.
Os pais devem buscar manter um diálogo próximo e sincero com seus filhos, mantendo-se informados quanto àquilo que estes vivenciam foram de casa - é uma obrigação óbvia à paternidade; e devem instruir seus filhos para que, caso venham a sofrer algum tipo de agressão física, moral ou psicológica, procurem as pessoas responsáveis por manter a ordem no estabelecimento em questão, tais como professores, orientadores pedagógicos ou a direção. Havendo omissão por parte dos responsáveis pelo estabelecimento, os pais devem entrar em contato com estes responsáveis para saber o motivo da omissão e para tomar as medidas necessárias. Persistindo o problema, a solução pode ser a busca por um estabelecimento de ensino de melhor qualidade, onde a integridade da criança e do adolescente seja preservada - um estabelecimento de ensino omisso na questão do bullying, é certamente inapropriado para desempenhar a função de formar e preparar seus alunos para a vida em sociedade.
Enquanto seres racionais, detentores de uma linguagem de alto nível, capazes de articular pensamentos de forma verbal organizada e vivendo em uma sociedade que supostamente deveria prover segurança para que seus integrantes possam buscar subsídios para sua sobrevivência e desenvolvimento sem precisar recorrer a violência, e onde a execução da justiça está restrita às mãos de um grupo policial e jurídico legalmente orientado que passa por uma preparação para tanto, é um contra-senso ensinar os futuros adultos desta sociedade a fazer justiça com as próprias mãos.


Definição (Wikipédia): Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Nenhum comentário: