domingo, 2 de novembro de 2008

Anesthesia awareness

Estava lendo sobre anestesia, após assistir ao filme Awake - A vida por um fio (2007), e clicando em um link e outro link cheguei à seguinte sinopse de um filme protagonizado por Boris Karloff, Corredores de Sangue (Corridors of Blood, 1958):
"Um cirurgião britânico da década de 1840, Dr. Thomas Bolton (interpretado por Boris Karloff), realiza experimentos com gases anestésicos visando tornar a prática cirúrgica livre da dor. Ao demonstrar seus experimentos diante de uma banca de colegas cirurgiões algo horrível acontece: seu paciente desperta sob o bisturi. Como resultado Bolton é obrigado a deixar sua prática sob o estigma da desgraça..."
Existe um sério problema no raciocínio de quem elaborou a trama descrita acima, pois se não eram usados anestésicos eficazes na época retratada no filme, e o protagonista estava justamente experimentando para resolver este problema, o "despertar do paciente sob o bisturi" seria um fracasso em sua experiência, mas não seria de forma alguma algo horrível para os padrões da época. De fato, não seria diferente do cotidiano cirúrgico retratado pelo filme.
Mal comparado, é como se alguém estivesse realizando experimentos para descobrir um modo recolocar a corrente da bicicleta sem sujar as mãos de graxa; aí resolve demonstrar o que descobriu até então para seus colegas ciclistas, e acaba sujando as mãos de graxa -- o que demonstraria que o procedimento ainda não está perfeito e precisa de mais ajustes... Contudo, a corrente poderia ser recolocada no lugar da mesma forma como sempre se fez. O suor e as manoplas do guidão fazem o resto para livrar as mãos da graxa.

Nenhum comentário: