sábado, 16 de maio de 2009

Paradoxo de Abilene

Em uma tarde quente em João Pessoa, PB, uma família está jogando dominó confortavelmente em uma varanda, até que o sogro sugere um passeio e uma janta em Recife, PE, à 125 km de distância. Sua filha, a esposa, diz pensar ser uma boa idéia. O marido, apesar de ter objeções por ter de guiar o carro por tal distância no calor, pensa que suas preferências não devem se opor ao que o grupo deseja e diz: “Concordo, espero que a tua mãe [a sogra] concorde também.” A sogra então responde: “É claro que eu quero ir. Faz algum tempo que quero ir à Recife.”
A viagem é quente, empoeirada e longa. Quando eles chegam ao restaurante a comida que encontram é tão ruim quanto foi a viagem. Eles voltam pra João Pessoa quatro horas depois, chateados e cansados.
O sogro fala, de forma desonesta: “Que bela tarde nós tivemos né?” Ao que a sogra responde, com sinceridade, que preferia ter ficado em casa mas que aceitara ir pois os outros três pareciam muito entusiasmados. O marido então fala: “Não foi nada bom ter feito essa viagem, eu só fui para satisfazer vocês.” A esposa responde: “Eu só foi para deixar vocês felizes, eu precisaria estar louca para querer sair naquele calor.” Então o sogro responde que só sugeriu a viagem pois pensou que os demais estavam entediados.
O grupo senta-se, perplexo por terem decidido fazer uma viagem que nenhum deles queria ter feito. Cada um deles preferiria ter ficado confortavelmente em casa, mas nenhum deles havia admitido isso.

Esta é uma adaptação do Paradoxo de Abilene, na qual a cidade de Coleman, TX foi substituída por João Pessoa, PB, e a cidade de Abilene, TX, foi substituída por Recife, PE. A psicologia social explica este fenômeno de pensamento grupal pelas teorias de conformidade e cognição social.
As representações cognitivas de objetos sociais são chamadas de esquemas, estruturas mentais que representam algum aspecto do mundo. Tais esquemas são organizados na memória na forma de uma rede de associações que, por sua vez, organizam-se com outras redes de associações. Quando um esquema particular é ativado, os esquemas relacionados também são ativados e determinam o comportamento do indivíduo.

Nenhum comentário: