sábado, 27 de fevereiro de 2010

Questão de Gosto

Recomendo a todos interessados pela língua portuguesa a leitura do texto "Águia da Haia?" de Cláudio Moreno, no caderno Cultura do Jornal Zero Hora de hoje (27/02/2010). O autor, ao dissertar sobre a questão do uso ou não do artigo antes do nome da cidade holandesa de Haia, indica a mais nova autoridade de nossa língua, o Google. Para resolver questões de gramática, basta fazer uma busca no Google e ver qual opção apresenta mais resultados. Quero deixar claro que esta não é uma crítica ao método nem ao autor, eu mesmo utilizo de artifícios semelhantes a este quando quero resolver alguma dúvida.
O que me chamou mais atenção no texto foram as explicações mais conservadoras para o uso ou não do artigo antes da palavra Haia:
No corpo do mesmo poema, Camões ora usa Espanha com artigo, ora sem: "Somente sei que é gente lá de Espanha" e "Um Rei, por nome Afonso, foi na Espanha". O padre Vieira, o Imperador da Língua, tanto escreve "tenho visto a companhia em todas as cinco Assistências dela: na de Portugal, na de Espanha, na de França, na de Alemanha, e na de Itália", quanto "os príncipes da Itália", "os portos da França", "setenta mil soldados da Alemanha". Aqui mesmo há uma velhíssima pendenga entre os que dizem em Recife e os que defendem no Recife - e os dois lados têm lá sua razão.
A explicação acima ilustra bem o que são os "hábitos consagrados pela língua culta": se o fulano de tal disse que é assim, é por que deve ser... O autor finaliza explicando que atualmente a forma preferível é sem o artigo, atentando para as consequências disto para o uso da crase.
Pessoalmente, acho que vou continuar utilizando hora com artigo, como "da Espanha" ao invés de "de Espanha", hora sem artigo, como "de Haia" ao invés de "da Haia" e "em Recife" ao invés de "no Recife", simplesmente por motivo de clareza e melhor locução.

Link para o artigo na Internet: Águia de Haia? | Zero Hora

É RUY com Y, p#%%@!Ps.: Só para polemizar, é Rui Barbosa - como no texto do ZH - ou Ruy Barbosa? rs...

Método Google: 876.000 "Ruy Barbosa" vs. 2.890.000 "Rui Barbosa" - é, parece que o método Google falhou desta vez. Curiosamente, a Wikipédia, tão polêmica, está correta nesta questão.

Nenhum comentário: