quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CBT


CBT (TCC): A Terapia Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck surgiu com a noção de que pensamentos conscientes mas elusivos estão envolvidos no sofrimento emocional.
No início da década de 60, Beck trabalhava como pesquisador clínico na Universidade da Pensilvânia e tentava validar conceitos clínicos comuns naquela época. Enquanto desenvolvia sua pesquisa e atuação clínica, notou que não são pensamentos inconscientes, inacessíveis às pessoas, que causam sofrimento, mas pensamentos elusivos, automáticos. Estes pensamentos surgem muito rapidamente, nem sempre na forma de discurso mas também na forma de imagens. Nestas situações, a atenção rapidamente se volta para as emoções e estas se confundem com os pensamentos e com a própria situação.
Trabalhando com pacientes depressivos Beck notou nestes indivíduos a presença de pensamentos automáticos com conteúdos negativos sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro. Identificando e avaliando estes pensamentos com a ajuda da terapia, os pacientes passaram a pensar de forma realisticamente e, como consequência, a melhorar emocionalmente e a funcionar de forma mais adaptativa nas diferentes situações do dia a dia.
Beck notou que diferentes transtornos estão associados a diferentes tipos de pensamentos disfuncionais e que estes pensamentos apresentam efeitos negativos sobre o estado emocional e o comportamento das pessoas. A Terapia Cognitivo-Comportamental trás consigo as técnicas que permitem a tomada de consciência, a compreensão e a modificação dos pensamentos disfuncionais. Desde que foi concebida, a Terapia Cognitivo-Comportamental vem sendo estudada e avaliada como forma de tratamento para uma vasta gama de transtornos que incluem depressão, transtorno bipolar, transtornos psicóticos, transtornos alimentares, transtornos de adicção, transtornos de ansiedade e transtornos da personalidade. Aaron Beck está atualmente com 94 anos e continua intensamente atuante junto com seus colaboradores no desenvolvimento da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Consultório de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Cláudio Raul Drews Jr.:http://www.facebook.com/crdrewstcc

Nenhum comentário: