sábado, 22 de dezembro de 2007

Um e "o" mandamento - filosofia

"Ama ao próximo como a ti mesmo."
"Ama ao próximo como eu te amei."


Bertrand Russell acreditava que Jesus Cristo foi superado, em termos filosóficos, por filósofos como Platão, Aristóteles e o moderno Nietzsche. Pessoalmente, duvido que qualquer um deles tenha sido capaz de propor algo tão radical e ao mesmo tempo tão impactante quanto o amor ao próximo que Jesus propôs. A mensagem de Jesus está a aí a uns 2.000 anos, e embora algumas pessoas a tenha vivido em maior ou menor extensão, essa mensagem, ela nunca foi adotada pela humanidade.
Se fosse adotada, essa mensagem, essa filosofia, que se resume em 7 palavras e que é bastante clara, resolveria a grande maioria dos problemas sociais que enfrentamos atualmente. Mudaria completamente a perspectiva humana.
"Se você não é capaz de explicar um conceito para uma criança, é porque você não entendeu o conceito." Jesus entendia muito bem o conceito que propôs: qualquer um, mesmo uma criança, ou o mais simples dos adultos, é capaz de entender o que Ele quer dizer. Falta coragem, enquanto humanidade, de viver, ou experimentar, essa opção de amor.

Feliz natal.

Nenhum comentário: