domingo, 23 de março de 2008

Citando J. B. S. Haldane

Haldane foi um biólogo que, entre outras coisas, ajudou a popularizar diversas idéias científicas durante seu tempo. Meu primeiro contato com suas palavras foram através de uma palestra do também biólogo Richard Dawkins, com a seguinte citação: "Minha suspeita é de que o Universo não é apenas mais estranho do que nós supomos, mas mais estranho do que nós podemos supor." - um excelente começo para uma palestra, uma vez que são palavras que realmente nos fazem refletir sobre a maneira como compreendemos o mundo.
Dei uma olhada na história e nas idéias de Haldane, depois fui atrás de citações suas, uma vez que - quando disponíveis - geralmente traçam linhas gerais sobre o pensamento de uma personalidade. Seguem, então, algumas das que encontrei:
Os quatro estágios da aceitação:
I. Isto não faz sentido e não tem valor;
II. Este é um interessante, porém perverso, ponto de vista;
III. Isto é verdade, mas não faz diferença;
IV. Eu sempre soube disso!

Meu corpo tem sido usado para ambos os propósitos durante minha vida, e depois de minha morte, quer eu continue a existir ou não, ele não terá mais nenhuma utilidade para mim, então desejo que ele seja usado pelos outros. A refrigeração, se possível, deverá ser a primeira mudança em meu estado.

Eu sou uma parte da natureza e, como os demais objetos naturais, do relâmpago às bases das montanhas, eu irei durar o tempo que me é destinado e então sumir. Este prospecto não me preocupa, pois meu trabalho irá seguir quando eu tiver morrido.

O desperdício de seres humanos sob o nosso atual sistema é muito mais danoso do que qualquer desperdício econômico.

Nenhum comentário: