segunda-feira, 24 de março de 2008

O que é um oximoro?

Embora não tenha sido a primeira vez que me deparei com a palavra oximoro - pois já havia a encontrado no livro O Aleph do Jorge Luis Borges, só fui me interessar pelo seu significado e usos após ouvir as argumentações de V. S. Ramachandran, em entrevista e numa palestra na conferência do TED (Technology Entertainment Design).

No Aurélio:
(cs...ô). [Var. de oximóron / gr. oxymóron.]
S. m. E. Ling.
1. Figura que consiste em reunir palavras contraditórias; paradoxismo. Ex.: silêncio eloqüente; "covarde valentia" (Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, p. 47); "valentia covarde" (Antônio Feliciano de Castilho, Amor e Melancolia, p. 315); "inocente culpa" (Cecília Meireles, Obra Poética, p. 487).
A palavra oximoro, em sua raiz, é constituída da junção das palavras gregas oxy, que significa "afiado", e moros, que significa "reboto" (cego, sem fio); constituindo, desta maneira, uma palavra autológica, ou homológica, por ela mesma ser um oximoro.
Os oximoros formam aquilo que é conhecido como contradictio in terminis, por serem constituídos de duas palavras que a princípio não poderiam ser utilizadas num mesmo contexto, porém se distinguem das demais contradições por seu uso ser intencional, com o fim de causar efeito e expressar de maneira singular algum conceito, seja com ironia, humor, na forma de um ataque, com fins poéticos, ou para dissimular algo desagradável.

Exemplo de oximoro:
"Beatriz era alta, frágil, ligeiramente inclinada; havia em seu andar (se o oximoro for permitido) algo como uma graciosa torpeza, um princípio de êxtase." Jorge Luis Borges, em O Aleph.

Outros exemplos comuns de oximoros são (dependentes do contexto em que se encontram):
Inteligência militar;
Silêncio ensurdecedor;
Ordem aleatória;
Mesma diferença;
"Explendor invisível" (Arthur Rimbaud);
Código de ética;
Minúsculo infinito;
Sorriu tristemente;
Adversidade favorável;
"Sublime horror" (Honoré de Balzac);
"Prazer terrível" (Sigmund Freud);
"O sol negro que brilha à noite" (Victor Hugo);
"Instalação no modo normal do iso alternate" (Eu);
etc...


Oximoros também são comuns quando expressamos a conclusão de alguma ação, como em:
Problema resolvido;
Erro corrigido;
Arranhão polido;
etc...

Nenhum comentário: