quinta-feira, 10 de abril de 2008

Depressão x Ansiedade x Luto

A característica quintessencial depressão, e que a difere da ansiedade e de sentimentos de perda, tais como o luto, é a baixa auto-estima.
Na ansiedade impera um sentimento de insegurança, que pode ser constante, flutuante ou estar relacionado a alguma situação específica que causa temor.
Luto é a dor que sentimos com a perda de alguém ou de algo pelo qual temos alta estima. Contudo, o luto não está associado à perda da auto-estima.
Ainda que o luto, a ansiedade e a depressão possam ser diferenciados desta maneira, na prática, eles podem estar intimamente relacionados. A medida que a ansiedade aumenta, também aumenta a chance de surgir uma depressão. Além disso, um terço das pessoas que passam por um grande luto ou perda irão sentir-se deprimidas.
Do mesmo modo, pessoas que desenvolvem uma depressão clínica terão uma maior chance de passar por episódios de ansiedade, que podem ser percebidos como um sentimento de preocupação ou antecipação geral, ou ainda de outras formas, tais como ataques de pânico.

Depressão

Luto

Ansiedade

Baixa auto-estima.

É a dor pela qual passamos com a perda de alguém ou de algo pelo qual temos alta estima.

Apresenta um sentimento primário de insegurança.

Pessoas que sofrem de depressão clínica tem uma tendência maior para apresentar ansiedade.

Não está associado à perda da auto-estima.

A medida que aumenta, também aumenta a chance de desenvolver uma depressão.


Fonte:
Black Dog Institute - A missão do Black Dog Institute é instruir o público sobre assuntos relacionados à saúde. No site é possível encontrar apresentações sobre a depressão e muitas outras informações.

Nenhum comentário: