sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Energia Específica dos Nervos

Uma questão de considerável interesse para os psicólogos é se os impulsos conduzidos por diferentes nervos são similares em sua natureza. Em outras palavras, pode o impulso nervoso ser comparado à uma corrente de eletricidade, da qual todos os efeitos depende inteiramente do mecanismo ao qual está conectada, como uma campainha ou uma lâmpada elétrica? A crença geralmente aceita, e aquela que melhor se encaixa nos fatos experimentais, é a de que o impulso em todos os nervos é idêntico em tipo, embora, é claro, ele possa variar em intensidade, sendo que as várias respostas são determinadas apenas pelos diferentes tipos de terminações.
De acordo com uma outra teoria concorrente, o impulso varia conforme a natureza do nervo, sendo o caráter do impulso diferente em um nervo sensorial daquele de um nervo motor, etc.
A energia que transita pelos neurônios se chama ação potencial. A voltagem de descanso na membrana do axônio é tipicamente de -70 mV, sendo que seu interior é mais negativo que seu exterior. A voltagem de descanso se origina de alguma forma de troca ou de transporte de bomba de íons, sendo o potencial elétrico estável através da membrana ou a diferença de potencial entre os dois lados da membrana quando a célula não está conduzindo um impulso ou ação potencial. Quando a ação potencial passa pela membrana, esta voltagem é elevada para cerca de +40 mV durante um milissegundo, rapidamente retornando à -70 mV. A ação potencial se move rapidamente pelo axônio com uma velocidade condutiva que pode chegar a 100 metros por segundo (360 km/h). Dada a sua alta velocidade, as ações potenciais são usadas para transmitir informação, sendo particularmente importante nos neurônios, uma vez que estas células podem ter mais de um metro de comprimento. Em comparação, uma célula eucariótica normal é 100.000 vezes menor do que os maiores neurônios, tendo o tamanho de cerca de 10 μm. O comprimento extraordinário dos neurônios pode ser responsável por algumas doenças específicas destas células.
Os principais íons envolvidos na ação potencial são os cátions de sódio e de potássio, os íons de sódio penetram a célula e os íons de potássio deixam a célula, restaurando o equilíbrio. Bastam poucos íons cruzarem a membrana da célula para que sua voltagem mude drasticamente. Neste sentido a energia que corre por todo o sistema nervoso é semelhante, a não ser pelos neurotransmissores, que variam conforme a localização e possuem papel importante na comunicação neural.
Um segundo estímulo aplicado à um neurônio em um espaço menor do que 1 milissegundo após o primeiro estímulo não irá iniciar um novo impulso, pois a membrana estará despolarizada e irá necessitar de um período refratário. Em alguns neurônios humanos, este período refratário dura apenas entre 1 e 2 milissegundos, significando que um neurônio pode transmitir entre 500 e 1000 impulsos por segundo ou entre 0,5 e 1 MHz.

Fontes:
Specific Energy of Nerves - HumanNervousSystem.info
Excitable Cells - John W. Kimball's Biology Pages
Action Potential - Wikipedia

Nenhum comentário: