sexta-feira, 2 de maio de 2008

O verdadeiro Dr. Jekyll

Esse ai tocava o terror...
Charles-Édouard Brown-Séquard, também conhecido como Charles Edward, foi um fisiologista e neurologista nascido nas Ilhas Maurícias em 1817.
Brown-Séquard fez importantes contribuições para a ciência médica, apontando para a existência de substâncias secretadas por glândulas, que viajam pela corrente sangüínea e afetam órgãos distantes, que atualmente são conhecidas como hormônios; contribuiu, também, para a compreensão do metabolismo e do sistema nervoso, em especial da fisiologia da medula espinhal, demonstrando que a decussação das fibras nervosas, que levam a sensação de dor e de temperatura, ocorre na própria medula. Fundou, juntamente com Jean-Martin Charcot e Alfred Vulpian, os Archives de Physiologie, uma importante coleção de conhecimentos médicos da época.
Mas, talvez, sua contribuição mais conhecida popularmente, foi ter servido de inspiração para o personagem Dr. Jekyll e Sr. Hyde (Edward Hyde), de Robert Louis Stevenson, do romance O Médico e o Monstro, na época em que foi vizinho do autor em Londres.
Em um dos momentos mais dramáticos de sua carreira, Brown-Séquard injetou em si mesmo um preparado dos testículos de cachorros e porcos da índia que ficou conhecido como seu Elixir da Juventude e era, de fato, um dos primeiros esteróides anabolizantes produzido em laboratório.


Para saber mais:

Nenhum comentário: