sábado, 3 de maio de 2008

Ubuntu 8.04 LTS - Primeiras impressões

Agora já estou usando o Ubuntu 8.04 LTS a 4 dias; fiz uma formatação completa após salvar meus documentos e instalei o sistema usando a versão alternate, ativei a encriptação do disco inteiro por meio do LVM criptografado, ativei o suporte às mídias mais comuns, tais como MP3, WMA e WMV, AVI, MP4, suporte à Flash, suporte aos compactadores mais comuns, etc.
Tive que instalar o aMSN, que não gosto muito de usar por causa da interface tosca, pois o GIMP ainda está muito instável e as vezes se nega a conectar. Estou considerando experimentar o Kopete mas, por enquanto, ainda não instalei nenhum programa do KDE.
Curti muito que o OpenOffice.org já vem com suporte ao formato de documentos da suíte viral MS Office 2007 - que não é suportada nativamente por todas as outras suítes Office da Microsoft que a precederam, instalei as fontes mais comuns, para poder visualizar os documentos que me são enviados.
Modifiquei a interface para aquela que estou acostumado, com todos os botões necessários na barra superior, lixeira no desktop, tema DarkerICE, ícones Buff-Deuce, instalei o Audacious pois o XMMS já não é mais suportado, com uma skin que é virtualmente idêntica à ColdFusion, minha favorita, instalei o Adobe Acrobat Reader, que não curto muito por ser muito pesado mas que funciona para ler todo tipo de PDF, coisa que necessito, dei uma estilizada no terminal e, sendo a única configuração corretiva que tive de fazer desde que instalei o sistema, corrigi a resolução da tela de login com uma simples edição no xorg.conf. Também mudei a tela de login para uma que me agrada mais.
Ainda falta instalar e configurar o Wine para poder usar o gerenciador do 7Zip, o Sokoban++ e alguns outros programas nativos do Windows, também falta fazer as otimizações costumeiras para aproveitar melhor a memória do computador.
Preciso instalar os plugins que uso para o GIMP e adequar a interface às minhas necessidades.
Estou pensando em, desta vez, desinstalar os programas que não são usados, tais como o Tomboy Notes, o Evolution, o Rhythmbox (até o nome é xarope), talvez o Pidgin, já que só funciona quando quer, o F-Spot e alguns outros, talvez...
Tive de instalar o Inkscape e o Audacity, programas que, segundo creio, deveriam vir já instalados; e instalei também o gbrainy, um joguinho muito bom.
O novo Firefox 3, em sua versão Beta 5, está bastante estável e possui algumas ferramentas inéditas bastante interessantes, tais como os Smart Bookmarks com tags e seleção de mais visitados e recentes, alguns dos demais recursos foram aprimorados, e a única decepção foi não poder usar o tema BlackX 2.0 nele, meu tema preferido pois é o que melhor combina com o DarkerICE. Instalei o AdBlock Plus e o NoScript, ambos funcionam normalmente.
Após instalado, o sistema consome, após algum tempo de uso normal, cerca de 200 MB na memória RAM. Certamente pode ser muito otimizado alcançando 90 MB ou menos. Todo o hardware parece ter sido detectado e configurado corretamente, inclusive a controversa controladora de vídeo do meu notebook, que tanto me deu dor de cabeça no passado; só falta testar o leitor de cartões.
Um pequeno bug que persistiu da versão 7.10 para a versão 8.04 foi que, após a instalação inicial do sistema, este é inicializado com o volume no mínimo, dando a impressão de que o som não está funcionando. Basta clicar no ícone do som, puxar a barrinha para cima e esquecer este problema.
Continuo não gostando da tela de inicialização, sendo que logo mais vou desativar ela para deixar o boot no modo "elegante" de texto, que é o jeito certo de inicializar um sistema operacional decente.
No mais o sistema já está completamente usável e produtivo, me permitindo realizar os trabalhos que preciso para a faculdade, escutar músicas, navegar pela internet, ver vídeos no youtube, falar bobagens com as pessoas, editar imagens e desenhos, enfim... Tudo que um computador deve fazer.
A instalação e configuração ficou perceptivelmente mais fácil, dá para notar que o suporte ao hardware se ampliou bastante e, de forma um tanto precipitada mas consciente, sou capaz de afirmar que o sistema é bastante estável.
Uma coisa meio questionável que fiz foi fazer a instalação em inglês, pois me acho melhor em inglês instalando o sistema do que em português, e só depois adicionar o suporte ao português brasileiro como idioma padrão. Ao reiniciar o sistema ele perguntou se eu gostaria de modificar o nome das pastas do sistema, ao que respondi positivamente, e o resultado foi que, ao invés de renomear as pastas, foram criadas novas pastas e redirecionados os links, o que faz sentido para evitar o risco de bagunçar arquivos dependentes. É fácil concertar esse deslize, bastando voltar ao idioma inglês e, depois de retornar o português, responder negativamente à pergunta sobre renomear as pastas... É só um contratempo chato resultante dos meus métodos de instalação...
No fim, o Ubuntu continua sendo o Ubuntu, foram feitas algumas melhorias e o que já era bom continua sendo bom. Nem preciso dizer que recomendo esse sistema para todos que continuam sofrendo as amarguras dos sistemas operacionais da Microsoft e para todos aqueles que querem um Linux fácil de usar e de configurar e com todos os recursos de segurança, estabilidade e otimização.
Em breve irei postar algumas dicas e mais algumas observações sobre as novidades desta nova versão.


Nenhum comentário: