domingo, 26 de outubro de 2008

Jagged Alliance 1.01

Um dos melhores jogos de todos os tempos, no Jagged Alliance você é contratado pelo patrão de uma ilha para montar um time de mercenários e subjugar a milícia do irmão insano deste que o contratou. Tanto você quanto o irmão insano usam táticas de guerrilha e armamentos diversos para atingir os objetivos.
O jogo é extremamente interessante por sua complexidade, notável para a época em que foi feito. Cada mercenário possui uma personalidade bastante rica e singular, o que faz com que ele reaja de forma única as diferentes situações que aparecem no jogo e interaja de forma única com os demais mercenários disponíveis. Por exemplo, se você contratar o psicopata Reuban e o colocar para trabalhar junto com o especialista em explosivo Fidel, você verá a tensão subir até que... Bom, não vou estragar as surpresas que o jogo prepara.
Além disso, cada mercenário conta com uma história diferente com os demais mercenários, por isso é preciso ter cuidado com que você utiliza como "ponta de lança" ou "bucha de canhão", pois as vezes o sacrifício de um mercenário fraco pode vir a impedir você de contratar futuramente um mercenário forte. Também é preciso cuidar do tratamento dispensado às baixas. Sem prestar atenção a estes dois pontos, você se tornará impopular e irá ganhar fama de sanguinário e não confiável.
No jogo há uma grande variedade de armas e itens a serem explorados. Alguns itens podem ser combinados entre si ou com as armas para criação de novas armas ou armas mais eficientes. As missões e os objetivos do jogo são muito bem elaborados e instigantes, o que rende muitas horas de diversão.Jagged Alliance 1.01E o melhor de tudo, é que a versão original está disponível para download no site Abandonia.com, pois os publishers originais tiveram problemas com os direitos da versão 1.01 e esta se tornou abandonware. O jogo roda perfeitamente no DOSBox para Linux, com som e gráficos impecáveis.
Se você ficou interessado, recomendo baixar o jogo e experimentar. É interessante jogar do início ao fim tentando completar as missões com diferentes tipos de mercenários: é possível montar um time só de doentes mentais, ou um time só de mercenários mal treinados e doentes, assim como é possível montar um time só de mulheres, idosos ou um time misto, com mercenários de elite, mercenários que podem ganhar experiência e tornar-se elite durante o jogo... São infinitas as combinações e muito divertidas, pois propõe diferentes tipos de desafios.
Quando tiver explorado todas as possibilidades normais, ainda é possível baixar um trainer e expandir a diversão, tornando os mercenários virtualmente imortais, editando as habilidades deles ou transferindo as habilidades de um mercenário para o outro, montando times de mercenários super-armados, etc. Note que, mesmo que você transfira as habilidades de um Ivan para um Skitz, a personalidade do personagem não muda e isso poderá influenciar no quão bom ele pode ser independente da habilidade que tiver. Existem muitas manhas também que facilitam no decorrer do jogo, basta procurar por cheats no Google, mas recomendo que tentem terminar o jogo sem recorrer a elas.

Clique aqui para baixar o Jagged Alliance 1.01 no Abandonia.
Clique aqui para baixar o DOSBox (ou use os repositórios da sua distro).

Nenhum comentário: