sábado, 7 de março de 2009

Seis cegos e um elefante

O elefante brancoSeis homens cegos foram enviados para descobrir com o que se parecia um elefante, sentindo diferentes partes do seu corpo.
O homem cego que tocou as pernas disse que o elefante se parecia com um pilar; o homem cego que tocou o rabo disse que o elefante se parecia com uma corda; o homem cego que tocou torso disse que o elefante se parecia com o tronco de uma grande árvore; o homem cego que tocou a orelha disse que o elefante se parecia com um leque; o homem cego que tocou a barriga disse que o elefante se parecia com uma parede; e o homem cego que tocou a tromba disse que o elefante se parecia com um cano.
Um sábio, então, disse:
- Todos vocês estão corretos. O motivo pelo qual o que cada um de vocês está dizendo é diferente, é que cada um tocou em uma parte diferente do elefante. Então, de fato, o elefante possui todas as características mencionadas.

------------

Obs.: Embora todos estivessem "certos" em suas comparações, o elefante não é uma corda, nem um tronco, nem um leque ou um pilar. Nem mesmo uma reunião destes itens. Nesta parábola, os homens cegos estavam sendo tão empíricos quanto poderiam ser, mas dado os limites das suas "ciências" eles não chegaram nem perto de descrever um elefante adequadamente.

Nenhum comentário: