quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Motivos humanos para mudar a alimentação

"O MUNDO PRECISA CRIAR 5 BILHÕES DE VEGANOS NAS PRÓXIMAS DÉCADAS OU TRIPLICAR SUA PRODUÇÃO AGRÍCOLA TOTAL SEM UTILIZAR MAIS TERRA."
Dennis Avery, Hudson Institute.

Algumas pessoas escolhem seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano por razões ambientais e humanísticas. O consumo de carne está diretamente relacionado com o desmatamento, exaustão dos recursos hídricos, poluição do ar, fome, miséria e epidemias.

Boa parte das grandes monoculturas, danosas os diversos ecossistemas, são utilizadas para a alimentação de animais criados para o consumo humano.
Estes animais criados de forma industrial necessitam de mais água do que animais livres ou criados soltos.

* 1 quilo de carne de boi criado para o abate e alimentado com grãos necessita de, pelo menos, 15 metros cúbicos de água para ser produzido.
* 1 quilo de carne de ovelha alimentada com grama necessita de 10 metros cúbicos de água para ser produzido.
* 1 quilo de cereais necessita entre 0,4 e 3 metros cúbicos de água para ser produzido.
* Estudos realizados em 2003 indicam que, em média, para produzir 1 tonelada de carne de boi para consumo humano são necessários 16.726 metros cúbicos de água, e para produzir 1 tonelada de feijão ou aveia são necessários 2.517 e 1.437 metros cúbicos respectivamente.

De acordo com o Departamento de Agricultura Norte-Americano, metade da água potável dos Estados-Unidos e 80% de sua terra cultivável são utilizados para produzir ração para animais destinados ao consumo humano.
Estes animais consomem 90% da produção de soja, 80% da produção de milho e 70% da produção dos demais grãos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a indústria da carne é uma das principais responsáveis pelo desmatamento das florestas tropicais da América do Sul e Central, levando à extinção de algumas plantas e animais que existem apenas nestas florestas e causando uma grave degradação do meio-ambiente das regiões atingidas.

Ao rastrear a produção de comidas de origem animal da fazenda à mesa do consumidor, a ineficiência da carne, do leite e do ovo fica evidente:

* Para produzir 1 quilo de proteína de carne de boi são necessários 54 quilos de proteína vegetal.
* Para produzir 1 quilo de proteína de carne de ovelha são necessários 50 quilos de proteína vegetal.
* Para produzir 1 quilo de proteína de ovo são necessários 26 quilos de proteína vegetal.
* Para produzir 1 quilo de proteína de carne de porco são necessários 17 quilos de proteína vegetal.
* Para produzir 1 quilo de proteína de leite são necessários 14 quilos de proteína vegetal.
* Para produzir 1 quilo de proteína de carne de peru são necessários 13 quilos de proteína vegetal.

* Para produzir 1 quilo de proteína de carne de frango são necessários 4 quilos de proteína vegetal.
* Um adulto ativo do sexo masculino da espécie humana com peso de 70 quilos necessita de 56 gramas de proteína por dia. Proteína de qualquer procedência (animal ou vegetal).

Um boi destinado ao abate necessita de 3 a 4 hectares de terra e produz, em média, 210 quilos de carne, num período de 4 a 5 anos. Neste mesmo período, numa extensão de terra equivalente, colhe-se em média 19 toneladas de arroz ou 32 toneladas de milho ou de soja.
Estamos falando de, por um lado, 210 quilos de carne, e por outro lado, até 32 toneladas de vegetais.

* 100 gramas de soja texturizada possuem 49 gramas de proteína.
* 100 gramas de bife de boa qualidade possuem 18 gramas de proteína.
* 32 toneladas de soja texturizada possuem 15.680.000 gramas de proteína, suficiente para saciar as necessidades de proteína de um indivíduo adulto por 280.000 dias, ou 767 anos.
* 210 quilos de bife de boa qualidade possuem 3.780 gramas de proteína, suficiente para saciar as necessidades de proteína de um indivíduo adulto por 67 dias.

Dá para ver a relação dos dados acima com a fome, a miséria e as epidemias que assolam os países mais pobres?

A Organização Mundial da Saúde afirma que a desnutrição é uma "emergência silenciosa" e é um fator determinante para pelo menos metade das 10,4 milhões crianças que morrem todos os anos.
Mais de 800 milhões de pessoas sofrem de desnutrição no mundo, atualmente.
Ao mesmo tempo, existem mais de 990 milhões de cabeças de gado no mundo, que consomem uma quantidade de comida que daria para alimentar dezenas de vezes o número de pessoas que sofre de desnutrição.

* Os chineses consomem 4 quilos de carne por ano, em média, por pessoa.
* Os brasileiros consomem 25,5 quilos de carne por ano, em média, por pessoa.
* Se os chineses consumissem carne como os brasileiros, seriam responsáveis, sozinhos, por 75% do consumo mundial.
* Os norte-americanos consomem 40 vezes mais carne que os nativos de Bangladesh, e botam no lixo 14,1 quilos de carne por ano, por pessoa.


O ser humano não precisa ingerir carne para viver com saúde, precisa de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, que são encontrados em abundância em vegetais, com exceção da vitamina B12. Esta pode ser produzida em processos laboratoriais e incluída em suplementos alimentares.
O ser humano precisa se alimentar para viver. Enquanto uns (poucos) enchem a barriga de carne, que é um alimento ineficiente biológica e economicamente, outros (muitos) perecem de forma horrível.
Para que uns poucos brasileiros possam engrossar a média per capita do consumo de carne no Brasil em orgias alimentares culturalmente inculcadas, e para que os norte-americanos possam jogar no lixo 3,5 vezes a quantidade de carne que se consome na China, é necessário que centenas de milhões de indivíduos em países pobres e no nosso próprio país passem fome.
Todos os animais sofrem com o modo humano de se alimentar, inclusive o próprio ser humano.

Nenhum comentário: